Imagem da matéria: Presidente da SEC deixará o cargo no final deste ano
Jay Clayton, presidente da SEC (Foto: AP)

O presidente da SEC, Jay Clayton, deixará o cargo no final deste ano, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira (16). A saída, portanto, acontecerá antes do plano original que era ele deixar o cargo em junho de 2021.

“Trabalhar ao lado de mulheres e homens incrivelmente talentosos e motivados da SEC tem sido o ponto alto da minha carreira”, disse Clayton.

Publicidade

“Estou orgulhoso dos nossos esforços coletivos para fazer com que cada parte da missão tripartite da SEC avance, sempre de olho nos interesses de nossos investidores. O ecossistema dos mercados de capitais dos EUA é o mais forte e ágil do mundo e, graças ao trabalho árduo da equipe diversificada e inclusiva da SEC, melhoramos a proteção ao investidor, promovemos a formação de capital para pequenas e grandes empresas e fizemos com que nossos mercados funcionassem de forma mais transparente e eficiente”, acrescentou.

Clayton é o presidente da SEC desde maio de 2017 e seu mandato inclui os anos mais recentes do maior Bull Market do Bitcoin e a enorme onda de ICOs. Clayton é conhecido na comunidade de criptomoedas por sua posição de que (quase) todos os ICOs estão vendendo títulos de valor mobiliário não registrados. Ele veementemente disse, no entanto, que o Bitcoin provavelmente não era um valor mobiliário, e que talvez o Ethereum também não fosse. Depois, a SEC reafirmou essa posição.

Nos últimos anos, a SEC multou muitos projetos de criptomoedas que executavam ICOs. Só no ano passado, ela arrecadou US$ 1,26 bilhão em receitas ilegais e multas de projetos de criptomoedas, sendo que a maior parte do dinheiro foi arrecadado no ICO do Telegram, para que fosse devolvido aos investidores.

Recentemente, Clayton mostrou mais suporte aos produtos baseados em blockchain. Em um seminário recente, ele disse: “Pode muito bem ser o caso de que [… as ações] se tornem tokenizadas”.

Publicidade

Ele mostrou que até estaria aberto à ideia de um fundo negociado em bolsa, ou ETF – essencialmente, uma ação com um preço que rastreia um índice. “Estamos dispostos a tentar fazer isso; nossa porta está aberta. Se você quer mostrar como tokenizar o produto ETF de uma forma que agregue eficiência, queremos nos encontrar com você, queremos facilitar isso”, disse ele.

No entanto, agora caberá a seu sucessor fazer isso acontecer.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

70% da oferta do suposto token YZY ficará nas mãos de Kanye West e poderá ser usado para comprar produtos na loja online do rapper
Imagem da matéria: Lucro da Robinhood com criptomoedas aumenta 700% no 4º trimestre

Lucro da Robinhood com criptomoedas aumenta 700% no 4º trimestre

A Robinhood registrou um salto impressionante na receita com cripto, impulsionado em parte pelo renovado interesse dos investidores em ativos digitais
Imagem da matéria: Tether quer 51% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

Tether quer 51% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

A líder das stablecoins fez uma proposta para adquirir participação majoritária na produtora latino-americana listada na Nasdaq
Imagem da matéria: Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

O presidente da Argentina promoveu uma memecoin que alguns chamam de “rug pull”; mas esse não é o primeiro golpe cripto que ele se envolve