Imagem da matéria: O Paquistão está usando fundos do governo para minerar bitcoins
(Foto: Shutterstock)

O governo de Khyber Pakhtunkhwa (KP), uma das quatro províncias do Paquistão, anunciou o lançamento de duas fazendas de mineração de Bitcoin estatais na semana passada, de acordo com uma reportagem no site local BOLNews.

A mudança marcou uma das primeiras instâncias de um governo usando seus próprios fundos para minerar (e obter lucro) Bitcoin.

Publicidade

Ziaullah Bangash, assessor do ministro-chefe do KP em Tecnologia da Informação, disse que um projeto de lei que apoiava essas operações foi aprovado na Assembleia da província. Um certificado de não objeção separado também foi aprovado, permitindo que os indivíduos lançassem e emitissem suas próprias criptomoedas sem medo de reações legais.

A postura do Paquistão em relação ao Bitcoin é semelhante à de outros países. O setor continua preso na burocracia, mas os governos locais (e indivíduos) têm pressionado lentamente por regulamentações que podem ajudar os cofres do estado – uma que ajude com a aceitação mais ampla das moedas digitais.

A administração KP liderou esforços nesse sentido. Seu ambiente montanhoso naturalmente frio favorece a mineração de Bitcoin, o que, por sua vez, ajuda a economia local.

No ano passado, funcionários da Assembleia KP, liderada por Bangash, também aprovaram uma resolução para o governo central do Paquistão que pedia a legalização da mineração e propriedade de Bitcoins em todo o país. “Apelamos ao governo central para que considere cuidadosamente nossa proposta para legalizar a criptomoeda”, dizia a resolução na época.

Publicidade

Enquanto isso, o desenvolvimento veio quando uma das primeiras fazendas de mineração de propriedade privada do país foi inaugurada por Waqar Zaka, um criptofluenciador conhecido no país por seu trabalho no setor, na segunda-feira.

“Depois de anos de luta, estou lançando a maior fazenda de mineração de criptomoedas em KPK, onde todos vocês podem investir e ganhar”, afirmou Zaka em um tweet, agradecendo a Bangash pelo apoio legal.

Recorrer à mineração de Bitcoins como fonte de renda e crescimento econômico não é totalmente sem precedentes. No ano passado, o governo central do Irã disse que compraria Bitcoin de mineradores no país para financiar as importações e facilitar o comércio.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, em entrevista ao BNN Bloomberg no YouTube

O Bitcoin precisa de uma nova narrativa para voltar a subir, segundo CEO da Galaxy Digital

Mike Novogratz também acredita que o preço do BTC flutue entre US$ 55 mil e US$ 75 mil até que novos eventos ocorram
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%