bloco de bitcoin, ordinals, runes
Imagem criada por Decrypt com IA

A plataforma de Ordinals e Runes, a OrdinalsBot, criou a maior inscrição de Ordinals até o momento da história do Bitcoin, com um peso de 3.969 megabytes. A inscrição número 70.614.708, anunciada pela equipe do OrdinalsBot contém uma cópia de “A Declaration of Independence in Cyberspace” (Uma declaração de independência no ciberespaço) da Logos Network.

O cofundador da OrdinalsBot, Brian Laughlan, disse ao Decrypt que o tamanho da inscrição tinha menos a ver com o tamanho do documento e mais a ver com a publicação do documento como uma imagem que seria grande o suficiente para ser lida.

Publicidade

“É realmente interessante porque o conteúdo de texto real, se você o construísse, teria cerca de dois kilobytes”, disse Laughlan. “É minúsculo, mas o que eles fizeram foi adicionar uma imagem e aumentá-la para que ficasse daquele tamanho, apenas para ficar no topo e realmente se destacar.”

Não é a primeira vez nos últimos meses que vemos o recorde de tamanho de inscrição do Bitcoin Ordinals ser quebrado, mas os aumentos recentes têm sido relativamente minúsculos e não há muito mais espaço para crescer, dadas as limitações da blockchain do Bitcoin. Nesse caso, o novo recorde de Inscrição foi apenas 0,001 MB maior do que o recordista anterior, de março.

A capacidade de armazenamento na blockchain do Bitcoin foi amplamente atualizada em 2017, explicou Laughlan. A atualização do Segregated Witness (SegWit) ultrapassou o tamanho máximo anterior de 1 MB de um bloco de Bitcoin para 4 MB. As tentativas de registrar algo maior falharão.

“Parte de nosso trabalho é garantir que não façamos isso”, disse Laughlan. “O que faremos essencialmente é criar [o Ordinal] localmente, enviá-lo para nossos Nós locais de Bitcoin e ver se tudo é processado — mas nem mesmo daremos uma olhada se tiver mais de 4 MB. Não faz sentido, porque sabemos que ele vai falhar.”

Publicidade

Após o lançamento do protocolo Ordinals em janeiro de 2023, a OrdinalsBot surgiu como uma forma de os entusiastas do Bitcoin capitalizarem a nova mania com uma interface fácil de usar. Em março deste ano, a plataforma OrdinalsBot foi usada para inscrever Ordinals de música para o rapper French Montana, seguido por outro NFT de música de Ghostface Killah, do Wu-Tang Klan, em abril.

Para grandes projetos de inscrição, como a Declaração da Logos Network e a inscrição Runestone de 3,968 MB de março, a OrdinalsBot trabalhou com a empresa de mineração de Bitcoin Marathon Digital para adicionar grandes quantidades de dados a um único bloco da blockchain de Bitcoin. Nesse caso, o bloco total chegou a 3.99MB, quase todo ele ocupado pela inscrição da Logos Network.

“Nossos engenheiros e os engenheiros da Marathon são alguns dos melhores desenvolvedores de Bitcoin do mundo”, disse Toby Lewis, cofundador da OrdinalsBot. “Ao vê-los trabalhar, especialmente quando se trata do maior bloco, você sente que a história foi feita todas as vezes.”

“Eles estão testando os parâmetros [e] ajustando as coisas”, acrescentou Lewis, “porque eles não sabem realmente o que funcionará. Mas da rede de testes à produção é um momento realmente empolgante.”

Publicidade

Com mais de 200 mil usuários em sua plataforma, a OrdinalsBot afirma que participou da criação de oito dos dez maiores arquivos já inscritos no Bitcoin, incluindo o já mencionado Runestone, a inscrição da Ordz Games para o console de jogos BitBoy One e a Inscribed Pepes.

A OrdinalsBot também fornece suporte de back-end para os serviços de inscrição do Magic Eden. Em abril, a OrdinalsBot lançou o utility token Trio Ordinals usando o padrão de token BRC-20 do Bitcoin.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum (ETH) decola 20% com expectativa para aprovação de ETFs nos EUA

Manhã Cripto: Ethereum (ETH) decola 20% com expectativa para aprovação de ETFs nos EUA

A animação dos investidores fez aumentar em 219% o volume de negociação do Ethereum nas últimas 24 horas
Imagem da matéria: Aprovação hoje dos ETFs de Ethereum é "provável", dizem fontes próximas à SEC

Aprovação hoje dos ETFs de Ethereum é “provável”, dizem fontes próximas à SEC

Fontes disseram à Fox Business que a SEC está se baseando em decisões judiciais recentes para dar o sinal verde aos ETFs de Ethereum
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês