Imagem da matéria: O Bitcoin não deve voltar ao topo, diz diretor de associação do mercado financeiro do Brasil
(Foto: David McBee/Pexels)

Aquiles Mosca, presidente do Comitê de Educação de Investidores da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), escreveu em artigo para o jornal Valor Econômico sobre suas percepções dos comportamentos de investidores de Bitcoin no Brasil.

No artigo publicado na última terça-feira (28), o consultor apontou o crescimento da quantidade de brasileiros que buscam lucros com Bitcoin: criado em 2008, o criptoativo tem cerca de 1 milhão de investidores, contra apenas 700 mil investidores individuais da bolsa de valores do Brasil, fundada em 1890.

Publicidade

Em sua avaliação, Mosca escreveu que o Bitcoin acumulou mais de 70% de valorização nos últimos 12 meses, período em que foi registrado grande salto no volume de investimentos relacionados à criptomoeda no Brasil. Ele disse que as informações otimistas do período têm levado muitos a investir, mas que o valor do Bitcoin não deve voltar a seu pico.

Mosca é consultor, estrategista de investimentos e professor de finanças comportamentais e gestão de ativos. A Anbima, associação da qual é membro, é responsável por representar as instituições do mercado de capitais brasileiro.

O analista considera que a volatilidade do Bitcoin frequentemente supera a imprevisibilidade do valor das ações na Bovespa. Ainda assim, o mercado tem sido atraente para investidores com pouca experiência em aplicações de alto risco.

O professor de finanças comportamentais avaliou que o crescimento do número de investidores na criptomoeda acontece em parte pela expectativa de retorno do valor registrado em seu pico histórico entre o fim de 2017 e início de 2018. À época, uma unidade de Bitcoin valia mais de US$ 19,2 mil.

Publicidade

O segundo comportamento considerado pelo economista para explicar o número de investidores de Bitcoin no Brasil é o que chama de “saliência” ou “disponibilidade”. Ou seja, o grande número de atenção da imprensa sobre o assunto, além do volume de livros, vídeos e material produzido sobre o tema.

Temos a tendência de acreditar que toda informação muito disponível ou saliente tem maior probabilidade de confirmar-se.

Para o membro da Anbima, o efeito manada também ajuda e explicar o movimento de alto volume de investimentos em Bitcoin. Mosca diz que “aquela necessidade inconsciente que temos de agir em conformidade com o grupo” contribui para influenciar a tomada de decisões.

O último fator de influência para os investidores, segundo o consultor, é “o medo de ficar para trás”, ou seja, a impressão que alguns investidores têm de estarem perdendo uma grande oportunidade, ou de não estar se atualizando com os novos investimentos de sucesso.

A análise comportamental não é o único aspecto a ser considerado por investidores, segundo Aquiles Mosca. Para ele, porém, os investimentos não podem ser baseados unicamente em resultados passados ou em sensações do mercado.

Publicidade

Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Policiais federais fotografados de costas

PF e Receita Federal caçam grupo suspeito de lavagem de dinheiro com criptomoedas

Policiais federais e auditores-fiscais se mobilizaram em quatro estados para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão em um esquema de importações ilegais
moeda do bitcoin com o logo da microstrategy ao fundo

MicroStrategy quer arrecadar US$ 500 milhões com notas conversíveis para comprar mais Bitcoin

A empresa de Michael Saylor já é a maior detentora corporativa de Bitcoin, com participações que excedem 1% da oferta circulante de BTC
notas de dinheiro envoltas a moedas de bitcoin, com num cofre

Quantos bilionários do Bitcoin existem? Veja lista

Muitos dos primeiros a adotar o Bitcoin são agora bilionários, entre as pessoas mais ricas do mundo; mas a fortuna de Satoshi Nakamoto pode ofuscar todos eles
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Manhã Cripto: Bitcoin entra em compasso de espera, mas Notcoin dispara 5%

Notcoin, um jogo Play-to-Earn no Telegram, anunciou que sua base total de jogadores agora é de 40 milhões