Imagem da matéria: Número de usuários de criptomoedas dobra em 4 meses; DOGE e SHIB puxam crescimento
Foto: Shutterstock

Uma nova pesquisa da corretora Crypto.com mostra que levou apenas quatro meses para dobrar de 100 milhões para 200 milhões o número de usuários no mercado de criptomoedas.

Até o final de junho, haviam 221 milhões de pessoas ativas investindo em ativos digitais ao redor do mundo. Para chegar a esse número, a empresa compilou informações fornecidas pelas 24 maiores exchanges da indústria, além de dados on-chain e outros parâmetros.

Publicidade

O estudo aponta que embora o bitcoin tenha sido o responsável por atrair os investidores ao setor nos dois primeiros meses do ano, foi a valorização das altcoins nos meses seguintes que causou um aumento maciço no número de usuários, subindo de 142 milhões no final de abril para 221 milhões em junho. 

Quando o BTC desabou em maio após críticas de Elon Musk sobre o seu impacto ambiental da moeda e a repressão chinesa aos mineradores, a porta de entrada para os investidores do varejo no setor se tornou criptomoedas meme como Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu (SHIB).

número usuários criptomoedas
Crescimento mensal no número de investidores de criptomoedas. Fonte: Crypto.com

O crescimento de novos usuários foi muito mais rápido do que o visto no ano passado, quando levou nove meses para o número de investidores saltar de 63 milhões para 100 milhões.

“Instituições de peso como Tesla e Mastercard tomaram medidas para abraçar a criptomoeda em 2021. Em março, a Visa colaborou com a Crypto.com para liquidar pagamentos em criptomoeda. Além disso, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar Bitcoin como moeda legal”, ressalta o estudo. 

Publicidade

Em maio, o número de novos usuários saltou 43%, sendo que em março o crescimento não passou de 2%. Ao mesmo tempo, a dominância do bitcoin retrocedeu. Em janeiro, 67% de todos os usuários do setor eram detentores de BTC, porcentagem que caiu para 51% em junho.

Queda das moedas meme

As criptomoedas meme que dispararam em maio não demoraram muito para perder o fôlego. A Shiba Inu que no passado chegou a valorizar 40.000% em um mês, hoje está com um preço 84% inferior à máxima histórica.

A Dogecoin também está com uma cotação 72% abaixo do seu recorde de maio, sendo negociada a US$ 0,20 nesta quinta (29), segundo o CoinMarketCap. Apesar disso, aqueles que conseguiram comprar DOGE com antecedência no início do ano, ainda desfrutam de uma valorização anual de 3.490% da moeda meme.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether terá que vender reserva de Bitcoin para seguir novas leis dos EUA, diz JPMorgan

Dois projetos de lei nos EUA buscam regular stablecoins; se aprovados, Tether precisará ajustar suas reservas
Imagem da matéria: SEC vai parar de investigar o mercado de NFTs OpenSea

SEC vai parar de investigar o mercado de NFTs OpenSea

A SEC encerrará sua investigação à medida que muda de direção sob o governo Trump
Javier Milei gesticulando

Memecoin promovida por Javier Milei dispara, mas desaba 90% em poucas horas 

O presidente da Argentina apagou um post no X onde endossava a LIBRA, afirmando que não estava “ciente dos detalhes do projeto”
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em queda em meio a polêmica da memecoin de Milei

No domingo, Milei foi alvo de acusações de fraude pela promoção da criptomoeda LIBRA