Imagem da matéria: Nucoin: Criptomoeda do Nubank já supera meio bilhão de transações, revela novo explorador
Foto: Shutterstock

O Nubank anunciou nesta sexta-feira (10) o lançamento de um explorador blockchain para sua própria criptomoeda, a Nucoin. Em nota ao Portal do Bitcoin, a companhia disse que o foco do novo serviço é dar transparência às informações relacionadas à moeda digital, que funciona como token de utilidade (utility token) dentro do programa de fidelidade da empresa.

Segundo os dados exibidos no explorador nesta sexta, a Nucoin já está na carteira de mais de 13 milhões de clientes, que fizeram mais de 517 milhões de transações desde o lançamento da moeda.

Publicidade

O explorador também traz dados sobre a oferta da Nucoin, mostrando que atualmente há cerca de 3,7 bilhões de tokens em circulação e 1,6 bilhão bloqueados.

Novo explorador traz dados atualizados do mercado da Nucoin (Fonte: Nucoin Block Explorer)
Novo explorador traz dados atualizados do mercado da Nucoin (Fonte: Nucoin Block Explorer)

O serviço ainda tem poucas funcionalidades e permite olhar dados apenas até um mês atrás. Atualmente cotada a R$ 0,0933, a Nucoin está em seu menor nível neste período, após atingir uma máxima de R$ 0,0958 no dia 1º de novembro.

Segundo o Nubank, nesta primeira versão do explorador, os usuários “terão acesso a um painel com informações públicas e seguras, em tempo real, sobre indicadores-chave”, como uso, número de carteiras e transações, dados de negociação, além de informações de reservas.

“O volume de informações disponibilizadas pela plataforma deve evoluir gradualmente conforme novas versões forem lançadas”, diz a empresa em nota.

Publicidade

“Pela primeira vez mostramos ao público o quanto nosso ecossistema já cresceu, atingindo mais de 13 milhões de usuários cadastrados – cada um com seu próprio endereço de carteira na blockchain – em apenas oito meses após o seu lançamento”, diz Fernando Czapski, gerente geral da Nucoin.

A evolução do explorador

“Sabemos que ainda temos muito pela frente para aumentar a transparência da nossa blockchain como, por exemplo, disponibilizar consultas a carteiras e transações individuais. Estamos trabalhando nisso e vamos continuar evoluindo a plataforma gradualmente ao longo dos próximos meses”, completa o executivo.

Anunciado no fim de 2022 e lançado em março deste ano, a Nucoin é oferecida para clientes do Nubank por meio do aplicativo para uso no programa de fidelidade da instituição.

Os clientes têm a opção de congelar seus Nucoins para subir de nível no programa e desbloquear mais benefícios (como receber de volta mais Nucoins e/ou bilhetes para concorrer a prêmios) ou, ainda, trocar seus Nucoins por dinheiro com o Nucoin Liquidity Pool.

VOCÊ PODE GOSTAR
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

Argentina se reúne com autoridades de El Salvador para discutir adoção de Bitcoin

Há cerca de três anos, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a incorporar o Bitcoin, junto com o dólar, como moeda oficial
Números e letrs douradas sob um placa formam símolo do Real brasileiro

5 vantagens da tokenização de ativos do mundo real (RWA) | Opinião

Para o autor, a custódia de RWA tokenzados é um elemento crucial para a democratização do acesso aos investimentos
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona