Imagem da matéria: Novo robô de Inteligência Artificial permite conversar com "Satoshi Nakamoto"
Estátua do misterioso fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, instalada em Budapest, na Hungria (Foto: Shutterstock)

Se em 2010 você perdeu a chance de conversar com o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, agora existe um chatbot para isso. 

Na quarta-feira (31), os desenvolvedores Pierre Corbin e Hugo Ferrer anunciaram um sistema de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) que responde a perguntas sobre a principal criptomoeda como se fosse o próprio criador anônimo do protocolo. 

Publicidade

“Nós demos o nome de Talk2Satoshi“, disse Corbin quando revelou a ferramenta através do Twitter. “Nós fornecemos o bot gratuitamente. Pedimos apenas que contribua para nos ajudar a cobrir alguns dos custos da API doando alguns sats!”

Também conhecido como “o Bitcoin GPT”, o chatbot usa uma API da OpenAI, criadora do popular ChatGPT, mas apresenta um conjunto de dados limitado aos antigos e-mails e postagens em fórum de Satoshi, bem como apenas três fontes de recursos focados no Bitcoin. Estes incluem o Preço de Amanhã por Jeff Booth, O Padrão Bitcoin por Saifedean Ammous, e O Grande Reset e a Ascensão do Bitcoin — um filme do próprio fundador.

Quando perguntado sobre o futuro das moedas, o Talk2Satoshi é relativamente pessimista em relação ao dólar e otimista em relação ao Bitcoin. Fazendo referência aos livros de Ammous e Corbin, o bot diz que o dólar poderia ser “mais vulnerável à inflação” e que o Bitcoin poderia ser “uma opção atraente para aqueles que estão preocupados com a estabilidade das moedas fiduciárias.”

O Decrypt tentou perguntar ao bot o que ele pensava sobre o projeto Ordinals — um novo protocolo que introduz NFTs e tokens na blockchain Bitcoin. No entanto, dado o seu conjunto de dados limitado que antecedeu o surgimento dos Ordinals, Talk2Satoshi não pode fornecer uma resposta coerente. 

Publicidade

Corbin disse ao Decrypt que o bot vai começar a entender o que são os Ordinals quando tiver mais recursos para trabalhar. Estes podem incluir livros, artigos, trabalhos de investigação, podcasts, filmes e quaisquer outras fontes que os usuários recomendem. 

“Vai ser interessante descobrir sua opinião, para ser honesto”, disse ele. “Espero que seja capaz de seguir o máximo possível as ideias de Satoshi e como ele explicou o futuro do Bitcoin.”

Em relação a outras criptomoedas, Corbin disse que o bot não é necessariamente projetado para ser tendencioso de uma forma ou de outra, mas que deve explicar outros criptos “do contexto do Bitcoin”, mantendo-se fiel aos princípios de Satoshi de “escassez, descentralização e incentivos adequados.”

O objetivo final do Talk2Satoshi é fornecer educação sobre Bitcoin e ajudar as pessoas em sua “jornada na Toca do Coelho”.” Ele também fornece uma visão dos pensamentos de Satoshi sobre certos assuntos, sem ter que vasculhar manualmente todas as suas comunicações antigas.

Publicidade

Uma coisa que a AI ainda não nos dirá, no entanto, é quem Satoshi realmente é. 

“Permaneço anônimo, pois acredito que a descentralização é a chave para o sucesso do Bitcoin”, disse o bot ao ser perguntado sobre sua identidade secreta.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Bitcoi sob mapa da América comd estaque para Venezuela

Venezuela quer desativar todas as fazendas de mineração de criptomoedas do país

O governador do estado de Carabobo afirmou que o governo está prestes a publicar um decreto que irá proibir a mineração de criptomoedas
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais
Imagem da matéria: Como um trader cripto ganhou mais de US$ 100 mil com apenas dois tuítes

Como um trader cripto ganhou mais de US$ 100 mil com apenas dois tuítes

“Somente em criptomoeda.” A memecoin Pacmoon recompensou um usuário com um grande airdrop – que foi maior do que o esperado graças ao erro de um amigo
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação