Nesta quinta-feira (21), Eric Adams, o mais novo prefeito democrata da Cidade de Nova York, confirmou que seu primeiro salário será convertido em criptomoedas. E não será apenas em bitcoin (BTC) que ele irá receber.
De acordo com o anúncio, Adams também receberá uma parte de seu salário em ether (ETH), a segunda maior criptomoeda do mercado.
“Nova York é o centro do mundo e queremos que esteja no centro das criptomoedas e de outras inovações financeiras”, disse Adams.
Adams, ex-membro do Senado do Estado de Nova York e presidente do distrito do Brooklyn, disse que, ao receber seu salário em cripto, quer mostrar que Nova York está “na linha de frente” da inovação e continua “sendo um ímã para talentos de todo o mundo”.
As regulações do Departamento de Trabalho dos EUA proíbem a cidade de pagar seus funcionários diretamente em criptomoedas. No entanto, é possível usar uma corretora de criptoativos para converter dólares em criptomoedas antes de os fundos ficarem disponíveis.
Para tal, o gabinete de Adams escolheu a Coinbase, a maior corretora regulada dos EUA, para realizar a transação.
O prefeito de Nova York e as criptomoedas
Criptomoedas tiveram um grande papel na campanha eleitoral de Adams em 2021.
“Iremos nos tornar o centro das ciências da vida, o centro da cibersegurança, o centro dos carros autônomos, o centro dos bitcoins”, disse ele durante a campanha.
Dois outros candidatos (o republicano Curtis Silwa e o democrata Andrew Yang) fizeram promessas parecidas relacionadas a criptomoedas.
Silwa prometeu “tornar a Cidade de Nova York na cidade mais favorável a criptomoedas da nação”, com a possibilidade de pagamentos de impostos sobre propriedade, multas e taxas com criptomoedas.
Yang, ex-candidato às primárias presidenciais do Partido Democrata em 2020, afirmou que iria “investir para tornar a cidade em um núcleo para o bitcoin e outras criptomoedas”.
No entanto, Adams chegou a prometer que iria receber seus três primeiros salários em bitcoin, entrando na competição imediatamente após Francis Suarez, o prefeito de Miami, ter declarado, em novembro de 2021, que iria receber seu próximo salário “100% em bitcoin”.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.