Imagem da matéria: Novo golpe envia email da Receita Federal com multa por sonegar imposto com bitcoin
Foto: Shutterstock

Onde tem dinheiro, tem golpista. A mais nova maneira de tentar enganar os brasileiros que têm bitcoin é tentar fazer phishing usando um falso email da Receita Federal.

O p2p e programador Bruno Silva foi uma das pessoas que recebeu. A mensagem foi enviada a ele no sábado (25). Abaixo do logo meio deformado da Receita, um texto diz que o sistema, pelas informações vinculadas ao email de Silva, descobriu a sonegação de uma elevada movimentação de criptomoedas.

Publicidade

“Por este motivo, foi gerado uma multa no valor de R$23.000,00 reversíveis em seu CPF”, continua.

Mas o melhor é como a mensagem prossegue: “Evite a penhora e posterior perdimento de bens, realize a Declaração retificadora isentando-se da multa abaixo”.

O destaque para o ‘perdimento’ acima é para deixar mais claro a falta de cuidado até com o português dos golpistas. Na sequência, há o pedido para “baixar o programa gerador DIRPF 2019/2020”. Não custa reforçar: não clique neste botão.

“Deve ser coisa direcionada. Ouvi que outros OTCs do mercado estão recebendo”, disse Silva ao Portal do Bitcoin.

Segundo a especialista em Imposto de Renda Ana Paula Rabello, a única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Por lá é possível identificar se há alguma pendência ou problema. Caso não haja acerto, diz a especialista, o passo seguinte da Receita Federal é enviar uma carta para o endereço que está associado ao CPF. Ou seja: o contato não será feito por email.

Publicidade
Reprodução do falso email

Alerta da Receita Federal

A própria Receita já emitiu um alerta sobre o uso de emails falsos usando seu nome. Em 2017, uma mensagem parecida, embora sem mencionar criptomoedas começou a circular.

O órgão do governo então deu a seguinte instrução para quem a recebesse:

Veja como proceder perante estas mensagens:

  1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e
  3. excluir imediatamente a mensagem;

Nos anos seguintes, 2018 e 2019, o golpe se repetiu. Agora é a vez da falsa malha fina tentar pegar os investidores de criptomoedas.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.

You May Also Like
Imagem da matéria: Governo de SP usa blockchain em novo serviço de transferência digital de veículos

Governo de SP usa blockchain em novo serviço de transferência digital de veículos

Usando blockchain, São Paulo se torna o primeiro estado a oferecer todas as etapas da transferência de veículos de forma totalmente eletrônica
Imagem da matéria: Conselho nacional do MP determina liquidação imediata de criptomoedas apreendidas

Conselho nacional do MP determina liquidação imediata de criptomoedas apreendidas

Resolução determina também que o Ministério Público deverá usar apenas corretoras credenciadas no BC para liquidar os ativos apreendidos
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM multa em R$ 600 mil corretora forex sem autorização de operar no Brasil

O colegiado da CVM decidiu por unanimidade condenar a Mercattus Planejamento Financeiro e seu representante, Luidd Marçal Sodré
Imagem da matéria: "Meu saldo sumiu": PixBet é alvo de dezenas de reclamações

“Meu saldo sumiu”: PixBet é alvo de dezenas de reclamações

PixBet admitiu nesta quinta-feira (14) estar passando por um problema que fez o saldo dos clientes sumir