Web 3.0, termo popular para definir uma internet descentralizada movida por tokens, está se espalhando não apenas para os videogames e jogos, mas também para um crescente número de outras aplicações que vão desde educação e mundo fitness às finanças.

Essa é a opinião de Brian Cho e Jason Yeh, dois veteranos da gigante empresa de jogos Riot Games que lançaram uma nova empresa chamada Patron, que arrecadou US$ 90 milhões para investir no que chamam de “espectro de usabilidade”.

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“Acreditamos que jogos irão modelar o futuro”, afirmou Patron em uma declaração. “Serão desenvolvidos para jogadores nativos que não apenas cresceram com jogos como Roblox e RuneScape, mas também com aplicativos utilitários como Discord, TikTok, Robinhood e ativos digitais como NFTs [tokens não fungíveis] e cripto.”

Jogos inseridos em tudo

Em entrevista ao Decrypt, Cho e Yeh afirmaram que a noção de “gamificação” (a integração do design de jogos para outras esferas) existe há um tempo. No entanto, nos últimos anos, foi além dos elementos óbvios, como a criação de rankings ou premiação de distintivos: chegou até as experiências de Web 3.0, como NFTs.

Hoje, segundo eles, muitos consumidores se deparam com a Web 3.0 enquanto interagem com jogos, então é apenas uma questão de tempo até que outros aplicativos incorporem tais elementos.

Patron elaborou o gráfico abaixo para ilustrar sua tese de que consumidores estão migrando de elementos antigos da internet para experiências de Web 3.0 em diversas aplicações:

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“Espectro de Usabilidade” (Imagem: Patron)

Cho e Yeh afirmam que Patron já investiu em quatro projetos, incluindo dois que possuem fortes elementos cripto e de “play to earn”, e que o foco do fundo é em aplicações de jogos, cripto e utilitários.

A lista de parceiros limitados do novo fundo inclui uma seção de “quem é quem” de nomes das indústrias Web 3.0 e cripto, incluindo Chris Dixon do Andreessen-Horowitz (a16z), o CEO da Compound Robert Leshner e Roham Gharegozlou do Dapper Labs (a empresa por trás dos famosos CryptoKitties e de franquias de esportes em NFT como NBA TopShot).

Cho e Yeh afirmam que seus investidores estão apostando em sua experiência ao trabalhar em megaplataformas como a Riot Games, que apresenta novas tecnologias para audiências em massa.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização da Decrypt.co.