Imagem da matéria: Novo Chefe do Banco Central da China é Simpático ao Bitcoin
Yi Gang já fez declarações favoráveis às criptomoedas (Foto: Remy Steinegger)

A nomeação do novo governador do Banco Popular da China (PBOC), Yi Gang, que ocorreu na última segunda-feira (19) provavelmente deixará o mercado de criptomoedas mais tranquilo. Tudo indica que ele é mais simpático ao Bitcoin do que seu antigo chefe.

Gang, que é um renomado economista e já passou por duas vezes pelo PBOC, que é o equivalente ao banco central o país, em 1997 e em 2007. Desde então, ele estava atuando como vice-governador.

Publicidade

Sua ‘promoção’ a número um da instituição se deve à aposentadoria de Zhou Xiaochuan. Porém, como manda o protocolo, Gang teve que ser aprovado pelo Congresso Nacional do Povo da China por meio de votação.

O ex-governador não tinha uma linha tão dura em relação às criptomoedas, mas acreditava que elas não poderiam ser consideradas um método legítimo de pagamentos, segundo informações da Reuters no início do mês. Zhou estava no cargo havia 15 anos.

Yi que já difundiu pensamentos positivos em relação ao bitcoin deve seguir os passos de Xiaochuan. Em 2013 ele já tinha uma opinião maleável quando, na ocasião, publicou o site chinês Finance 21 CN sua seguinte frase “o Bitcoin é “singular” e “inspirador”. Em 2016 ele manteve sua coerência ao participar da reunião do G20.

China e as criptomoedas

Certamente com uma visão mais progressista o novo governador trará mais esperança numa tão sonhada regulamentação chinesa referente a criptomoedas. Mas, estando agora no maior posto do banco central chinês, muito possivelmente pensará mais que uma vez ao falar desse mercado, pois sua fala agora tem um peso muito maior.

Publicidade

Yi Gang terá como missão principal clarear o setor financeiro do país e modernizar a atual política monetária.

“A principal tarefa é que devemos implementar políticas monetárias prudentes, impulsionar a reforma e a abertura do setor financeiro e manter sua estabilidade”, disse Yi a repórteres no Grande Salão do Povo em Beijing, cidade de Pequim, após a sua nomeação, segundo o site Financial Express.

O governo da China sempre foi duro e cauteloso em relação a criptomoedas. Chegaram a proibir propagandas de Oferta Inicial de Moeda (ICO) nas redes sociais, qualquer tipo de pagamento usando o meio criptográfico, e até mesmo limitou energia para mineradores.

Leia também: Artista Esconde Bitcoin Para Quem Conseguir Decifrar Seus Quadros

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino
moedas de Bitcoin sobre notas de ienes

Anúncio de investimento em Bitcoin faz ações de empresa asiática disparar 90%

Seguindo o manual da MicroStrategy, a empresa japonesa Metaplanet está atraindo forte interesse dos investidores
silhueta de executivo triste em frente a computador

Trader que lucrou milhões com manipulação de preços vai a julgamento; caso pode impactar setor DeFi

Trader que lucrou US$ 100 milhões manipulando preços na exchange descentralizada Mango Markets começa a ser julgado hoje nos EUA
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senadores do Paraguai querem pausar toda atividade ligada ao Bitcoin; entenda

Projeto de lei quer que atividades como mineração, compra e venda de Bitcoin sejam suspensas por 180 dias