Imagem da matéria: Novela da Globo compara Bitcoin com real, dólar e euro em diálogo
(Foto: Divulgação/Rede Globo)

No capítulo da última quinta-feira (08) de ‘O tempo não para’, a novela das sete da TV Globo, o Bitcoin foi destaque em uma conversa entre dois personagens. Dom Sabino, um empresário interpretado por Edson Celulari, cita a criptomoeda ao ser alertado por Eliseu, um catador de material reciclável (papel de Milton Gonçalves) sobre riscos dos mercados de ações.

Na cena, Dom Sabino e Eliseu tratavam sobre uma empresa de transporte usada por eles para ‘negócios de fachada’. Dom Sabino diz que o amigo agora vai ganhar muito mais na sociedade, quando Eliseu o interrompe dizendo que ele acha o mercado de ações muito perigoso.

Publicidade

É quando Dom Sabino discorda.

“Não. O mercado é sempre o mesmo. Não mudou nada desde aquele escândalo das tulipas na bolsa de Amsterdã. O segredo é sempre o mesmo: É alavancar. Comprar na baixa e vender na alta”.

Eliseu disse, então, não entender nada sobre o assunto. É quando Dom sabino cita a criptomoeda e a compara com outras moedas fiat.

“É dinheiro, Eliseu. Dinheiro é sempre dinheiro, seja dólar, reais e francos e euros ou bitcoins”.

“Bitcoins?”, perguntou Eliseu, “eu nem sei o que é isso” — se extasiando logo depois em meio a risos de Dom Sabino explicando a criptomoeda.

“Bitcoin é a moeda virtual”, disse Dom Sabino. “É que antes o dinheiro circulava em papel e agora fica ‘na nuvem’, concluiu.

Publicidade

Ambos gargalharam. Ao fundo, um tango.

Globo e Bitcoin

A novela,que estreou em 31 de julho deste ano, conta a saga da família Sabino Machado que viveu congelada por 132 anos após um acidente durante um cruzeiro pela Patagônia em 1886 e despertou em São Paulo, em pleno 2018.

O descongelado, Dom Sabino, é um empresário vitorioso do Brasil Imperial, descendente de bandeirantes, íntegro e zeloso que tratava escravos e agregados com devido respeito, descreveu o UAI sobre o personagem.

Já Eliseu é uma pessoa humilde. Ele tira o seu sustento ‘puxando carroça pelas ruas’. Mesmo sabendo que o que faz com Dom Sabino é errado, ele será o grande amigo do empresário.

A emissora de televisão sempre abordou o tema ‘bitcoin’ em suas programações, seja em especiais, como na edição do dia 25 de março do Fantástico, seja nas falas do economista Samy Dana, como no Jornal da Globo de 20 de agosto, quando o apresentador fez uma das críticas mais duras às criptomoedas.

Publicidade

BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Preço do Bitcoin atingirá US$ 1 milhão até 2030, diz Jack Dorsey

Em uma entrevista recente, o cofundador do Twitter e da Block argumentou que o Bitcoin poderia atingir US$ 1 milhão e ir “além” no futuro
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024