A Balancer, um dos market makers automatizados (AMM) mais utilizados no setor DeFi, lançou na terça-feira (11) a sua nova versão 2.0 , cujo objetivo central é reduzir os custos de gas dos projetos que operam no ecossistema do Ethereum.
Conforme explicou a empresa no seu blog, isso será possível uma vez que todos os pools gerenciados por ela agora serão administrados a partir de um único cofre.
“Com o novo protocolo da Balancer, mesmo que as negociações sejam realizadas entre vários pools, apenas os valores de token líquidos finais são transferidos de e para o cofre, economizando uma quantidade significativa de gas no processo”, escreveu.
Ao centralizar os ativos no mesmo lugar, transacioná-los na rede ficará mais barato, e o custo médio das taxas de gas pode ficar 50% menor do que os valores cobrados atualmente.
Até então, negociar com dois ou mais pools era considerado ineficiente porque os usuários precisavam pagar gas para cada troca de tokens ERC-20.
Taxas de gas podem cair pela metade
Para explicar na prática qual é o impacto da nova atualização, a Balancer simulou qual seria o consumo de gas de uma transação simples de WETH para DAI.
Leia Também
Na versão original do projeto, essa troca consumiria cerca de 156 Gwei. Já na versão 2.0, o custo cairia para 94 Gwei, uma redução de 40%. Caso a transação aconteça entre tokens já armazenados na Balancer, o custo de gas cai para 53%.
Os desenvolvedores ressaltam que mesmo que a gestão dos ativos aconteça no mesmo lugar, a lógica por trás de cada projeto permanece inalterada.
Atualmente, a versão 2.0 da Balancer é apoiada por protocolos DeFi como Aave, Gnosis, Ocean Protocol, Gyroscope, Enzym Finance, PowerPool e Techemy Capital.
A atualização vem em um momento propício, já que as taxas do Ethereum em dólar alcançaram US$ 65 nesta terça, o valor mais alto da história.
De acordo com dados do site Gas Now, o preço médio do gas subiu nesta quarta (12) para 425 Gwei, mas ainda permanece abaixo da máxima histórica de junho de 2020. Naquele período marcado pelo boom do DeFi, o gas do ETH chegou a bater 709 Gwei, segundo o YCharts.