Pectra, a próxima grande atualização da blockchain Ethereum, deve ser finalizada em 8 de abril deste ano, caso a implentação seja bem-sucedida em duas redes de teste.
A primeira a implentar as novidades será a testnet Holesky, em 24 de fevereiro, seguido pela Sepolia, em 5 de março. Para isso, os desenvolvedores lançaram um software cliente específico para testar a atualização.
Antes de uma atualização ser implementada na rede principal, os desenvolvedores a testam em redes específicas para esse fim como forma de garantir que o software funcione adequadamente sem arriscar ativos reais.
Testnets são versões de redes blockchain desenvolvidas exclusivamente para testes e experimentações, funcionando como um ambiente separado da mainnet. Logo, os testnets Holesky e Sepolia vão simular condições da rede Ethereum, analisar desempenho, garantir compatibilidade e corrigir quaisquer problemas antes das novas mudanças sejam implementadas na rede principal.
Segundo o The Block, uma reunião com todos os desenvolvedores está agendada para 6 de março para finalizar a data de atualização da mainnet, atualmente esperada para 8 de abril. No entanto, diz o site, a data pode mudar com base nos resultados da fase de teste.
As mudanças Pectra
Pectra é a próxima grande atualização da rede Ethereum, e visa melhorar as capacidades da rede, particularmente em termos de escalabilidade, segurança e experiência do usuário. Pectra contém o maior número de Propostas de Melhoria Ethereum (EIP) até o momento.
As mudanças incluem melhorar a experiência do usuário em carteiras de criptomoedas e abstração de contas (EIP-7702), aumentar o limite máximo de participação do validador de 32 para 2.048 ETH (EIP-7251) e dobrar a contagem máxima de blobs para aumentar a escalabilidade do rollup (EIP-7691).
Veja mais detalhes: Pectra: Conheça as maiores mudanças que chegam com a atualização da rede Ethereum
Dencun foi a última atualização da rede Ethereum antes do Pectra, concluída em março do ano passado, inaugurando um novo capítulo para a blockchain. O objetivo foi reduzir substancialmente os custos de transação nas suas redes de segunda camada e expandir massivamente as capacidades do ecossistema.
O Ethereum passou por várias atualizações importantes nos últimos anos, incluindo a Merge (Fusão) de 2022, que fez a transição da rede para um modelo de Prova de Participação (Proof of Stake) com eficiência energética, e a atualização Xangai de 2023, que destravou o saque de dezenas de bilhões de dólares em ETH que estavam em staking na rede.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.