Imagem da matéria: Nasdaq poderia reduzir manipulações e fraudes no setor de criptomoedas: Bloomberg
(Foto: Pixabay)

A bolsa de valores Nasdaq, que tem o segundo maior mercado de ações do mundo, pode ajudar na luta contra a manipulação e fraudes que vem afetando o setor de criptomoedas, afirmou o Bloomberg.

O site se refere ao ‘Nasdaq Market Surveillance’, um produto de soluções de segurança cibernética que o grupo apresenta como “Soluções para vigilância de mercado: O Benchmark para soluções em tempo real”.

Publicidade

O anúncio do produto, contudo, não trata especificamente sobre segurança para as exchanges de criptomoedas, mas é evidente que o serviço é focado no âmbito das plataformas financeiras, assim como as corretoras do setor criptoeconômico.

A Nasdaq observa que a empresa possui uma vasta experiência em lidar com as complexidades do mercado de negociação de ativos.

O grupo começou a aproximar seu produto de vigilância de empresas do setor criptoeconômico há pouco mais de dois anos, mas só no final do ano passado, no auge do Bitcoin, a demanda aumentou, diz o Bloomberg.

O serviço de vigilância já foi adquirido por mais de 50 empresas e reguladores, inclusive pela Gemini, exchange dos irmãos Winklevoss, que implantou o serviço em abril deste ano.

Publicidade

O trecho de um o artigo não divulgado pelo Bloomberg, revela, segundo  o site, que os serviço da Nasdaq já atingiram grande parte do setor financeiro tradicional.

“Reguladores, corretores e bolsas têm equipes de vigilância que monitoram constantemente a atividade e tecnologias avançadas para ajudar a capturar e analisar comportamentos abusivos, incluindo esquemas de pump-and-dump, insider trading, wash trading, assim como spoofing e layering”.

Explicando melhor os termos usados no artigo da Nasdaq para indicar fraudes, seu serviço de vigilância promete combater:

‘pump-and-dump’ —  uma fraude usada para inflacionar artificialmente ações compradas a baixo custo e vendê-las depois;

‘insider trading’ — a prática do uso de informações privilegiadas;

‘wash trading’ — quando um investidor vende e compra, simultaneamente, os mesmos instrumentos financeiros para criar atividade artificial enganosa;

‘spoofing’ — quando uma pessoa ou programa se disfarça para falsificar dados;

‘layering’ — quando um operador cria uma ordem de compra que não pretende executar.

De fato, o medo de ataques cibernéticos e fraudes faz com que algumas bolsas adotem uma tecnologia de vigilância de mercado semelhante à da Nasdaq.

A demora na regulamentação também compromete o mercado de criptomoedas que sofre frequentemente com vários tipos de golpe financeiros, diz a reportagem.

Publicidade

Nasdaq e criptomoedas

Em abril deste ano houve rumores de que a Nasdaq poderia aderir ao mercado de criptomoedas. No entanto, é evidente que questões regulatórias impedem não só o grupo, mas muitas instituições financeiras tradicionais a entrarem no jogo.

Dentro do grupo, houve até mesmo sentimento de otimismo em relação ao novo mercado.

“Certamente com o tempo a Nasdaq consideraria se tornar também uma exchange de criptomoedas”, disse, na ocasião, Adena Friedman, a CEO da bolsa.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador
Imagem da matéria: Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Evento Ethereum Rio ocorre entre os dias 13 e 15 de maio no Porto Maravalley, Rio de Janeiro
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho
Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto

Traders esperam que Bitcoin supere a máxima de US$ 74 mil em breve

“Esperamos um impulso de alta aqui que pode nos levar de volta às máximas de US$ 74 mil”, disse a QCP Capital sobre o momento do Bitcoin