“Não vamos banir as criptomoedas”, diz presidente do Banco Central do Estados Unidos

Senador usou como exemplo o caso da China
Imagem da matéria: "Não vamos banir as criptomoedas", diz presidente do Banco Central do Estados Unidos

Presidente do FED, Jerome Powell (Foto: Wikipedia)

O presidente do Banco Central do Estados Unidos (FED), Jerome Powell, afirmou nesta quinta-feira (30) que os Estados Unidos não têm intenção de banir as criptomoedas.

Fala foi dita durante uma comissão do Comitê bancário do Senado americano. Powell estava sendo questionado por Ted Bud, um senador da Carolina do Norte.

Publicidade

Ele questionou o dirigente do FED se, a exemplo da China, existia a possibilidade de que os EUA pudessem banir as criptomoedas.

Pressionado, Powell afirmou que não. Porém, em seguida, ele continuou a resposta dizendo que as stablecoins seriam reguladas.

“Não temos intenção de banir, mas as stablecoins são similares a depósitos bancários e, de certo modo, fora do perímetro regulatório. É apropriado que sejam reguladas. Mesma função, mesma regulação”, afirmou.

FED e regulação

Em março Powell, indicou hoje que as moedas digitais do banco central (CBDCs), como um potencial “dólar digital”, não substituiriam o dinheiro.

Powell reiterou um ponto levantado em um relatório recente do Banco de Compensações Internacionais para o qual o Fed contribuiu, dizendo: “Um dos três princípios-chave destacados no relatório é que um CBDC precisa coexistir com dinheiro e outros tipos de dinheiro de uma forma flexível e inovadora sistema de pagamento”, relatou à Bloomberg na época.

Publicidade

No mesmo período, ele comentou que as stablecoins que estavam sendo estudadas globalmente por várias entidades financeiras, mas como moedas digitais nacionais batizadas pela sigla CBDC. Acerca das criptomoedas, como bitcoin, por exemplo, o presidente do FED citou a alta oscilação de preço e a falta de lastro como características negativas do sistema.