Imagem da matéria: Não é tarde demais para investir em criptomoedas, diz relatório do banco Wells Fargo
Foto: Shutterstock

O gigante banco Wells Fargo publicou um relatório que afirma que não é tarde demais para adquirir bitcoin (BTC) e outras criptomoedas.

O relatório, intitulado “Understanding Cryptocurrency” (ou “Entendendo Criptomoedas”, em português), discute argumentos comuns de investidores sobre o bitcoin e os mercados de criptomoedas como um todo.

Publicidade

Incluem afirmações de que investidores estão “muito adiantados” ou “muito atrasados” para participar enquanto o relatório também considera o impacto da prévia adesão à tecnologia.

“Acreditamos que criptomoedas são investimentos viáveis hoje, apesar de continuarem nos estágios iniciais de sua evolução de investimento. Recomendamos investimentos privados com gestão profissional por enquanto conforme o setor de investimento ainda amadurece”, afirmou Wells Fargo.

O argumento de que é “tarde demais para investir”

Wells Fargo não acredita que seja tarde demais para investir em cripto.

“Entendemos o argumento ‘tarde demais para investir’, mas não aderimos a ele”, explica o relatório. “Acreditamos que focar muito no desempenho passado, principalmente o de criptomoedas, pode ser enganoso para novos investidores.”

Wells Fargo acrescentou que números de desempenho são “distorcidos”, pois o preço de grande parte das criptomoedas evoluiu virtualmente do zero e que os primeiros anos do setor cripto eram “altamente especulativos”.

Publicidade

“Ao usar novamente o bitcoin como exemplo, a primeira transação do mundo real não aconteceu até maio de 2010, 16 meses após sua criação”, acrescentou o banco.

Wells Fargo também debate que criptomoedas ainda são um setor de investimento “relativamente” novo e que representam um “tipo diferente de investimento” por conta da complexidade da tecnologia utilizada para apoiá-las.

Por que ainda está cedo o suficiente para investir?

O principal argumento do Wells Fargo é que ainda é cedo o suficiente para investir em criptomoedas por conta do que o banco observou a partir de taxas globais de adesão às criptomoedas.

O banco também cita uma analogia comumente usada entre o bitcoin e a internet, argumentando que “criptomoedas estão seguindo um padrão de adesão similar ao de outras novas tecnologias avançadas, como a internet”, acrescentando que, geralmente, demora muitos anos para que a verdadeira adesão aconteça.

Publicidade

“Essas porcentagens de adesão são similares ao que estamos vendo atualmente com criptomoedas”, afirma o relatório.

Pensando no futuro, Wells Fargo acredita que casos de uso com criptomoedas estão começando a fazer sentido para o mundo.

“Dados demonstram que o mundo está começando a aderir à tecnologia – e rapidamente. Segundo a Crypto.com, o número de usuários globais de criptomoedas atingiu 221 milhões em junho de 2021 ou um pouco menos de 3% da população mundial”, afirma.

O que investidores podem fazer agora?

Wells Fargo tem três conselhos para pessoas que têm interesse em criptomoedas.

Primeiro, tenha paciência. “Não há necessidade de se apressar, pois grande parte das oportunidades está à nossa frente, e não atrás”, afirma o relatório.

Segundo, investidores precisam ser prudentes, afirmando que investidores qualificados recorrem à gestão profissional por meio de investimentos privados.

Por fim, Wells Fargo recomenda cuidado.

“Geralmente, o investimento em estágio inicial é carregado de crescimento violento e ciclos de recessão, assim como pode ser atestado por empresas pontocom e investidores há 20 anos. Atualmente, existem mais de 16 mil criptomoedas e, se a História se repete, muitas irão fracassar (ou, pelo menos, cair em grande escala)”, afirmou o banco.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês
Imagem da matéria: Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

A Casa Branca disse que vetaria uma resolução aprovada hoje pela Câmara dos EUA “para impedir a tomada de poder regulatório da SEC”
Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto

Traders esperam que Bitcoin supere a máxima de US$ 74 mil em breve

“Esperamos um impulso de alta aqui que pode nos levar de volta às máximas de US$ 74 mil”, disse a QCP Capital sobre o momento do Bitcoin
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto