Mirelis Zerpa esposa glaidson dos santos - reprodução
Mirelis Zerpa, esposa de Glaidson dos Santos, dono da Gas Consultoria (Imagem: Reprodução)

Mirelis Yoseline Dias Zerpa, esposa de Glaidson Acácio dos Santos, popularmente conhecido como o “Faraó do Bitcoin”, foi presa na quarta-feira (24) em Chicago, Estados Unidos.

De acordo com informações do jornal O Globo, a prisão de Zerpa foi resultado de uma cooperação internacional entre a Polícia Federal do Brasil, o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano.

Publicidade

A detenção ocorreu porque Zerpa morava ilegalmente nos EUA. No Brasil, ela é investigada pelas autoridades por sua participação no esquema fraudulento da GAS Consultoria, empresa criada por seu marido e que deixou milhares de brasileiros no prejuízo, enganados pela pirâmide financeira que usava criptomoedas como chamariz.

Investigações da PF apontam que a GAS Consultoria movimentou cerca de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021 na sua rede de lavagem de dinheiro.

As buscas por Mirelis

Mirelis já era alvo de um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro por crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.

Quando a Operação Kryptos, que derrubou o esquema fraudulento da GAS Consultoria, foi deflagrada, Mirelis não foi encontrada.

Mais tarde foi descoberto que ela estava nos Estados Unidos e, nas redes sociais, ela confirmava sua presença no país. Mesmo sendo cobrada a dar explicações sobre o paradeiro do dinheiro dos investidores, no Instagram Mirelis parecia pouco se importar com os problemas do passado e compartilhava de forma recorrente suas paixões, novos projetos e frases motivacionais. 

Publicidade

Leia também: Esposa do Faraó do Bitcoin aparece em telão da Times Square fazendo propaganda de músicas dela

Um dia antes de ser presa, Mirelis publicou uma foto sua com a legenda: “A qualidade da nossa vida é forjada na medida em que estamos dispostos a investir em nós mesmos, sem deixar que a opinião alheia dite o nosso caminho.”

Leia também: Esposa do Faraó do Bitcoin troca pirâmide financeira por artes, autoajuda e Inteligência Artificial

Contraponto

Em uma nota divulgada no Instagram de Mirelis Zarpa, sua defesa disse ter sido “surpreendida” com a prisão e ao contatar a acusada, descobriu que o motivo da detenção foi uma irregularidade formal em seu visto, o que segundo eles era até então um fato desconhecido. 

“Mirelis vive, estudava e sempre esteve legalmente residindo nos Estados Unidos. Para as próximas horas esperamos as informações oficiais”, diz trecho da nota.

Os advogados relembram que em dezembro de 2023 o Superior Tribunal de Justiça concedeu um habeas corpus para Mirelis, “entendendo que seu decreto de prisão é ilegal e fixando medidas cautelares em substituição à prisão”.

Publicidade

“A defesa de Mirelis Diaz confia que o episódio de sua detenção seja efetivamente exclusivamente em razão de qualquer irregularidade sanável quanto ao seu procedimento de migração e não imagina que a ousadia do Juízo não tenha chegado a mais um descumprimento das ordens do Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal”, concluiu a nota.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%
Imagem da matéria: SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

“Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários”, diz diretor da Robinhood
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a detectar lavagem de dinheiro com Bitcoin

Um relatório da Elliptic mostra como o MIT-IBM AI Labs usou técnicas de deep learning com Inteligência Artificial para detectar fraudes na blockchain do Bitcoin