O fundador da Terraform Labs, Do Kwon, será extraditado para os Estados Unidos, conforme informado pelo ministro da Justiça de Montenegro, Bojan Božović, na sexta-feira (27). De acordo com o ministro, os EUA preencheram requisitos que garantiram prioridade no processo.
Acusado de crimes ligados ao colapso da stablecoin algorítmica TerraUSD e da criptomoeda Luna em 2022, Do Kwon foi detido no ano seguinte no país por falsificação de passaporte. Desde então, o empresário enfrenta disputas legais entre os EUA e a Coreia do Sul, ambos pleiteando sua extradição.
De acordo com uma publicação do Coindesk, a decisão de Božović foi baseada no julgamento da Suprema Corte de Montenegro, que concluiu que os requisitos para a extradição foram atendidos.
O juiz explicou que aspectos como a gravidade das infrações, o local onde ocorreram, a ordem de solicitação dos pedidos e a possibilidade de futura extradição para outro país foram levados em conta.
Extradição de Do Kwon
Em agosto deste ano, o Tribunal de Apelação de Montenegro havia determinado que Do Kwon deveria ser enviado para a Coreia do Sul. No início desta semana, o Tribunal Constitucional de Montenegro rejeitou o recurso de Do Kwon, contra a decisão de extradição da Suprema Corte.
Leia Também
Portanto, a decisão mais recente reflete mais um capítulo em uma série de reviravoltas sobre o destino do empresário.
Em paralelo, Kwon enfrenta acusações civis nos EUA, onde Terraform Labs concordou em pagar US$ 4,5 bilhões por fraude.
Mas os alguns desdobramentos jurídicos continuam. Recentemente, a SEC chegou a um acordo com a Tai Mo Shan, subsidiária da Jump Crypto, por negociar LUNA como valor mobiliário, resultando no pagamento de US$ 123 milhões.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.