donald trump e bitcoin
(Shutterstock)

A proposta de reserva estratégica de criptomoedas dos EUA deve ser anunciada na sexta-feira (7), de acordo com o secretário de Comércio, Howard Lutnick, com o Bitcoin definido para ter um status único, enquanto outros ativos serão “tratados de forma diferente”.

Em declarações ao site The Pavlovic Today, Lutnick disse que “uma reserva estratégica de Bitcoin é algo do interesse do presidente”, acrescentando que “ele falou sobre isso durante toda a campanha, e acho que vocês verão isso executado na sexta-feira”.

Publicidade

Lutnick discutiu o status de outras criptomoedas destinadas a uma reserva estratégica de criptomoedas dos EUA, afirmando que “o Bitcoin é uma coisa, e as outras moedas, os outros tokens de criptomoedas, eu acho, serão tratados de forma diferente — positivamente, mas de forma diferente”.

Em uma publicação no domingo (2) em sua conta no Truth Social, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os EUA criariam uma “reserva de criptomoedas” incluindo XRP, Solana e Cardano, acrescentando em uma publicação subsequente que, “obviamente, BTC e ETH, como outras criptomoedas valiosas, estarão no centro da reserva”.

Reserva nacional de Bitcoin

A medida segue sua promessa de campanha de criar um “estoque estratégico de Bitcoin”, embora a decisão de incluir altcoins na reserva proposta tenha gerado inquietação em alguns setores da indústria de criptomoedas, com a empresa de investimentos Bernstein criticando a justificativa “pouco clara” para isso, enquanto o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, argumentou que “apenas Bitcoin provavelmente seria a melhor opção”.

O esperado anúncio da reserva estratégica de criptomoedas dos EUA na sexta-feira coincidiria com a primeira cúpula de criptomoedas da Casa Branca, com participantes confirmados, incluindo Brian Armstrong, o CEO da Kraken, Arjun Sethi, o presidente da Strategy, Michael Saylor, o sócio-gerente da Multicoin Capital, Kyle Samani, e o cofundador da Paradigm, Matt Huang.

Publicidade

Previsto para ser presidido pelo czar da IA ​​e das criptomoedas, David Sacks, o encontro é o primeiro de uma série de cúpulas esporádicas sobre criptomoedas que essencialmente substituirão o prometido “conselho de criptomoedas” do presidente Donald Trump, abandonado devido a disputas internas na indústria sobre prioridades.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ministério Público quer acesso a telefonemas de Milei em investigação sobre Libra

Ministério Público quer acesso a telefonemas de Milei em investigação sobre Libra

O procurador Eduardo Taiano está sendo auxiliado pelo Datip, órgão do MP argentino que atua em casos altamente complexos
Donald Trump presidente dos EUA

Cúpula de criptomoedas de Trump: O que é, quem vai e por que o “Conselho Cripto” se desfez

Tudo o que você precisa saber sobre a primeira reunião cripto da Casa Branca nessa sexta-feira (7)
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Às vésperas da cúpula cripto da Casa Branca, David Sacks afirma que EUA podem holdar Bitcoin

O czar das criptomoedas estima que os 195.000 bitcoins vendidos pelo governo no passado teriam valorizado 4.500% e valeriam atualmente US$ 17 bilhões
moeda bitcoin em cima de celular com logo da coinbase

Coinbase vai oferecer contratos futuros de Bitcoin e Ethereum 24/7 para traders dos EUA

Previsto para as próximas semanas, a empresa diz que novo serviço elimina a falta de sincronia do mercado cripto com os mercados de futuros