Imagem da matéria: Mercado Livre diz que não proibirá venda de Bitcoin, mas muda política para vendedores
(Foto: Reprodução/Facebook)

Os usuários do Mercado Livre que vendem bitcoin e criptomoedas através da plataforma estão sendo avisados que a empresa vai mudar a política de anúncios. Conforme a empresa, o comércio de criptoativos não será proibido.

A mudança foi anunciada em um email enviado para os vendedores. Um deles repassou a mensagem para a reportagem. O texto diz o seguinte:

Publicidade

“Gostaríamos de informar que, a partir de 19 de março, você não poderá mais anunciar produtos usados nas seguintes categorias: Criptomoedas; Cartões pré-pagos para jogos”.

Assinado pela ‘Equipe Mercado Livre’, o comunicado pede para que o vendedor modifique os anúncios imediatamente, pois “em breve serão proibidos”.

Esclarecimento do Mercado Livre

A mensagem abre para uma interpretação de que novas vendas não serão mais possíveis. Questionada pelo Portal do Bitcoin, a empresa negou a proibição:

“O Mercado Livre esclarece que, a partir de 19 de março, os anúncios de criptomoedas que estiverem ativos no site na condição ‘usados’ serão automaticamente finalizados e novos anúncios somente poderão ser criados na condição de ‘produtos novos’.”

Publicidade

No entanto, a empresa não explicou os motivos para a alteração.

Um vendedor que usa o serviço, mas não quis se identificar, disse à reportagem que ficou surpreso com o comunicado.

“Eu como vendedor fui pego totalmente de surpresa com essa notícia hoje. Vejo isso como um tiro no pé do próprio Mercado Livre, numa decisão totalmente arbitrária e unilateral”.

Após a reposta da assessoria de imprensa da empresa, o vendedor ainda se manteve cético quando a não proibição das vendas. Afirmou que preferia aguardar para ver o que iria acontecer.

“Em nenhum momento houve esclarecimentos ou mesmo alguma razão para acabarem com as vendas. Simplesmente nós como vendedores somos forçados a seguir o que eles querem, fico decepcionado com a falta de transparência que o Mercado Livre tem”, disse.

Publicidade

Não é tão simples e barato

Vários anúncios de vendas de criptomoedas através do Mercado Livre podem ser encontrados por meio de uma simples busca no Google. No entanto, não é tão simples e barato comprar através da plataforma.

Na maioria das vezes, o vendedor exige cópia de documento de identidade do interessado se a compra for via cartão de crédito. Uma selfie segurando o RG ou carteira de habilitação quase sempre é exigida.

Por se tratar de um produto digital, não é cobrado frete, contudo, as criptomoedas são vendidas até 30% a mais que o valor de mercado, que é de onde vem o lucro dos vendedores.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
Imagem da matéria: Bitcoin cai mas analistas ainda acreditam que preço vai chegar a US$ 150 mil este ano

Bitcoin cai mas analistas ainda acreditam que preço vai chegar a US$ 150 mil este ano

A AllianceBernstein concorda com os analistas do Standard Chartered e acredita que o preço do BTC mais que dobrará nos próximos 18 meses