Imagem da matéria: Mercado Bitcoin firma parceria com Stellar para desenvolver projeto de Real Digital em laboratório do Bacen
Foto: Shutterstock

Na terça-feira (24), Mercado Bitcoin, a maior corretora de criptomoedas da América Latina, firmou uma parceria com a Stellar Development Foundation (ou SDF, na sigla em inglês) para desenvolver um dos nove projetos selecionados para o LIFT Challenge Real Digital.

O LIFT Challenge é um contexto colaborativo, realizado pelo Banco Central do Brasil (ou Bacen), em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (ou Fenasbac), para explorar casos de uso para uma moeda digital de banco central (ou CBDC).

Publicidade

Com esse anúncio, a SDF se une à CPQD e ClearSale como parte do consórcio do LIFT Challenge da Mercado Bitcoin.

A iniciativa do Bacen deseja identificar as características fundamentais de uma infraestrutura para o real digital, que será capaz de apoiar os casos de uso apresentados pelos participantes do LIFT Challenge. O Bacen estima que o real digital seja lançado no segundo semestre de 2022 e, em sua primeira fase, seja testado com uma audiência restrita.

Conforme o comunicado à imprensa, o Mercado Bitcoin escolheu a rede Stellar porque é a rede de preferência para outros projetos de CBDC, emissão de stablecoins e tokenização de ativos financeiros por conta de sua combinação única de velocidade, eficiência, segurança e compliance.

“Estamos em um consórcio de empresas que têm a estrutura e a ambição de desenvolver soluções robustas para mercados financeiros por meio da tecnologia blockchain. Usar a rede Stellar permitirá que apresentemos um caso completo para que o Banco Central avalie”, disse em nota Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.

Publicidade

SDF é uma organização sem fins lucrativos que visa desbloquear o potencial da economia global, tornando o dinheiro mais fluido, os mercados mais abertos e dando mais autonomia às pessoas.

“Conforme a SDF se une ao Mercado Bitcoin no LIFT Challenge Real Digital, o ecossistema Stellar fica mais forte”, afirma Denelle Dixon, CEO da SDF. “A rede da Stellar está preparada para apoiar o Mercado Bitcoin e o Banco Central do Brasil enquanto exploram casos de uso para o futuro do real digital.

A Stellar foi criada para a emissão de ativos e suas ferramentas integradas de compliance dão ao Mercado Bitcoin uma base sólida para desenvolver uma solução com os recursos que o Bacen espera encontrar.”

Dentre os principais atributos que tornam a Stellar em uma escolha excelente para a implementação de projetos de tokenização e pagamentos são:

Publicidade

1. Otimização em pagamentos – velocidade (leva cerca de cinco segundos para processar transações), escalabilidade (processa cerca de 200 transações por segundo), baixo custo (frações de centavo por transação).

2. Segurança e compliance – a rede Stellar permite que instituições financeiras realizem verificações de identificação de clientes e prevenção à lavagem de dinheiro (KYC/PLD) nas transações e inclui ferramentas integradas que permitem o compliance unificado de KYC/PLD entre partes que transacionam na rede.

3. Sustentabilidade – o protocolo de consenso da Stellar gera transações eficientes que consomem bem menos energia do que redes proof of work (ou PoW).

4. Simplicidade – Operações, como a emissão de uma stablecoin, a negociação de múltiplos ativos e a garantia de segurança de multiassinaturas, são funções nativas da rede Stellar e podem ser implementadas com poucas linhas de código.

* Os dados sobre a velocidade de transações podem mudar em intervalos irregulares devido à atividade na rede.

Talvez você queira ler
Reddit, criptomoedas, blockchain

Moons sobe 154% no mês após queima de 98 mil tokens e renuncia oficial do Reddit

O Reddit “renunciou oficialmente” ao contrato do Moons, tornando o token totalmente descentralizado
Imagem da matéria: Do Kwon, criador da LUNA, será extraditado para os EUA, diz jornal

Do Kwon, criador da LUNA, será extraditado para os EUA, diz jornal

Até então, Do Kwon estava no meio de um cabo de guerra entre os EUA e Coreia do Sul
Imagem da matéria: Diretor de prisão em Goiás deu “regalias” a criador de pirâmide de criptomoedas, denuncia sindicato

Diretor de prisão em Goiás deu “regalias” a criador de pirâmide de criptomoedas, denuncia sindicato

Presidente de sindicato diz que Johannes Steynberg, fundador da MTI, tem tido acesso a computador e outras regalias na prisão
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Senado aprova projeto de lei que cria imposto para criptomoedas mantidas em corretoras fora do Brasil

Alíquota de 15% faz parte de um plano mais amplo de tributar fundos exclusivos e offshores de brasileiros mantidos no exterior