Na terça-feira (24), Mercado Bitcoin, a maior corretora de criptomoedas da América Latina, firmou uma parceria com a Stellar Development Foundation (ou SDF, na sigla em inglês) para desenvolver um dos nove projetos selecionados para o LIFT Challenge Real Digital.
O LIFT Challenge é um contexto colaborativo, realizado pelo Banco Central do Brasil (ou Bacen), em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (ou Fenasbac), para explorar casos de uso para uma moeda digital de banco central (ou CBDC).
Com esse anúncio, a SDF se une à CPQD e ClearSale como parte do consórcio do LIFT Challenge da Mercado Bitcoin.
A iniciativa do Bacen deseja identificar as características fundamentais de uma infraestrutura para o real digital, que será capaz de apoiar os casos de uso apresentados pelos participantes do LIFT Challenge. O Bacen estima que o real digital seja lançado no segundo semestre de 2022 e, em sua primeira fase, seja testado com uma audiência restrita.
Conforme o comunicado à imprensa, o Mercado Bitcoin escolheu a rede Stellar porque é a rede de preferência para outros projetos de CBDC, emissão de stablecoins e tokenização de ativos financeiros por conta de sua combinação única de velocidade, eficiência, segurança e compliance.
“Estamos em um consórcio de empresas que têm a estrutura e a ambição de desenvolver soluções robustas para mercados financeiros por meio da tecnologia blockchain. Usar a rede Stellar permitirá que apresentemos um caso completo para que o Banco Central avalie”, disse em nota Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.
SDF é uma organização sem fins lucrativos que visa desbloquear o potencial da economia global, tornando o dinheiro mais fluido, os mercados mais abertos e dando mais autonomia às pessoas.
“Conforme a SDF se une ao Mercado Bitcoin no LIFT Challenge Real Digital, o ecossistema Stellar fica mais forte”, afirma Denelle Dixon, CEO da SDF. “A rede da Stellar está preparada para apoiar o Mercado Bitcoin e o Banco Central do Brasil enquanto exploram casos de uso para o futuro do real digital.
A Stellar foi criada para a emissão de ativos e suas ferramentas integradas de compliance dão ao Mercado Bitcoin uma base sólida para desenvolver uma solução com os recursos que o Bacen espera encontrar.”
Dentre os principais atributos que tornam a Stellar em uma escolha excelente para a implementação de projetos de tokenização e pagamentos são:
1. Otimização em pagamentos – velocidade (leva cerca de cinco segundos para processar transações), escalabilidade (processa cerca de 200 transações por segundo), baixo custo (frações de centavo por transação).
2. Segurança e compliance – a rede Stellar permite que instituições financeiras realizem verificações de identificação de clientes e prevenção à lavagem de dinheiro (KYC/PLD) nas transações e inclui ferramentas integradas que permitem o compliance unificado de KYC/PLD entre partes que transacionam na rede.
3. Sustentabilidade – o protocolo de consenso da Stellar gera transações eficientes que consomem bem menos energia do que redes proof of work (ou PoW).
4. Simplicidade – Operações, como a emissão de uma stablecoin, a negociação de múltiplos ativos e a garantia de segurança de multiassinaturas, são funções nativas da rede Stellar e podem ser implementadas com poucas linhas de código.
* Os dados sobre a velocidade de transações podem mudar em intervalos irregulares devido à atividade na rede.