Imagem da matéria: Mercado Bitcoin cria serviço de custódia e mira investidor institucional
Foto: Shutterstock

A corretora Mercado Bitcoin quer trazer para ecossistema brasileiro até o final de 2020 uma solução de custódia em um plano ambicioso focado em oferecer o serviço a clientes do mercado institucional.

Batizado de Bitrust, a solução tem como parceiro a empresa de segurança e criptografia Kryptus, que desenvolve o projeto liderado pelo especialista em tecnologia e ex-sócio do Banco Plural, Ronaldo Torturella,

Publicidade

“O projeto é de segregar a custódia da exchange”, disse o CEO do Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, ao Portal do Bitcoin. “É uma construção que o mercado financeiro está acostumado a fazer”.

Nas próximas semanas devem ser anunciados dois novos membros: o primeiro será a contratação de uma auditoria Big Four para fazer a análise das wallets; o segundo, um grande banco que será a outra ponta do serviço de custódia.

Na analogia usada pelo executivo, ele lembra que há todo um encadeamento de segurança até que o produto financeiro chegue ao consumidor final: “Em termos práticos, é como se a gente estive num grande mercadão. Os trades são feitos nas barracas de vendas. Mas os produtos tem um mesmo fornecedor, que são distribuídos a partir de um grande galpão. A proposta é criar esse galpão”.

Serviço para os fundos brasileiros

O serviço ficará disponível para outras corretoras, mas terá como alvo clientes institucionais e fundos expostos a criptomoedas — um mercado que vem crescendo nos Estados Unidos e no Brasil, ainda que de maneira mais tímida neste último.

Publicidade

“Hoje os serviços de custódia estão todos no exterior. Fundos em criptomoedas captam aqui e guardam lá fora. Queremos até fazer essa provocação à CVM mostrando que podemos oferecer as mesmas soluções no Brasil, diz Rabelo.

Segundo Torturella, o projeto é de uma estrutura para ser o grande cofre de custódia do mercado. Por causa da entrada do parceiro do setor bancário, a iniciativa representa uma camada a mais de segurança dos ativos — geralmente a maior preocupação dos grandes investidores.

“É como se você pegasse uma nota de um milhão de dólares, rasgasse ela ao meio e colocasse metade em num cofre e a outra metade em outro cofre a mil quilômetros de distância, que ficará com o parceiro institucional”, disse Torturella.

Os custos do serviço vão seguir o padrão do mercado internacional: precificação sobre um valor anual sob custódia.

Sobre os prazos para o início da Bitrust, o Mercado Bitcoin afirma que ainda no terceiro trimestre a solução começará a ser usada dentro de casa. A oferta para clientes institucionais deve começar até o final de 2020.

Publicidade

Para o cliente da corretora, a mudança não será percebida no dia a dia das operações:

“Não terá nenhum impacto. O novo ‘layer’ é para um novo cliente, que vai fazer mais posicionamento do que trading”, afirmou Rabelo.  

VOCÊ PODE GOSTAR
Maquinas mineração de Bitcoin apreendidas em La Colmena, Distrito de Paraguarí

Paraguai apreende centenas de máquinas de mineração de Bitcoin em nova ofensiva ao setor

Autoridades já confiscaram mais de 9.000 mil equipamentos nas últimas semanas
Pessoa segura moeda de bitcoin à frente de bandeira de El Salvador

El Salvador propõe banco privado de investimento em Bitcoin para impulsionar a economia

BPI ofereceria aos investidores de Bitcoin acesso a serviços financeiros com menos restrições em comparação com os bancos tradicionais
moeda e notas pendurada em um varal

Operação contra maior milícia do RJ revela que suspeitos compravam Bitcoin para lavar dinheiro

Fonte do dinheiro movimentado pelos suspeitos seria oriundo de grilagem de terras, extorsão contra comerciantes e exploração do transporte
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senado do Paraguai aprova lei que pune com até 10 anos de prisão mineradores de criptomoedas que roubam eletricidade 

Para o relator Ever VIllalba, o PL não criminaliza a mineração de criptomoedas, mas as leis devem ser adaptadas ao setor; PL seguirá para a Câmara dos Deputados