Imagem da matéria: Mega exploradora de petróleo dos EUA passa a vender energia a mineradores de bitcoin
Foto: Shutterstock

ConocoPhillips, uma mega empresa de exploração de petróleo e gás dos Estados Unidos, anunciou na terça-feira (15) a sua entrada indireta no setor de mineração de criptomoedas.

A empresa começou a fornecer energia para os mineradores de bitcoin que operam na Dakota do Norte. Essa energia vendida ao grupo é proveniente do excesso de gás natural de um dos projetos da ConocoPhillips na região de Bakken.

Publicidade

Um representante da companhia disse à CNBC que a empresa não está operando a própria fazenda de mineração de criptomoedas, mas sim direcionando o gás excedente para um processador de bitcoin que pertence e é gerenciado por terceiros.

A ConocoPhillips não divulgou ao veículo para quais mineradoras de bitcoin está fornecendo energia,  nem há quanto tempo o projeto está em andamento.

Mineradores evitam que gás seja queimado

Se os mineradores de bitcoin não estivessem dispostos a usar essa energia, o gás já extraído acabaria sendo queimado, uma prática rotineira de empresas dessa área. É isso que a ConocoPhillips tenta evitar.

A empresa tem o objetivo de eliminar gradualmente a queima rotineira de gás natural nas regiões onde atua nos EUA, tanto para diminuir o impacto ambiental da ação como evitar o prejuízo financeiro.

Publicidade

A meta da ConocoPhillips é reduzir a queima rotineira de gás a zero até 2030, e está recorrendo à mineração para cumprir essa missão.

Embora essa seja a primeira vez que a ConocoPhillips demonstra interesse no meio cripto, outras empresas do setor já possuem relações estabelecidas com os mineradores das regiões onde atuam.

A Crusoe Energy Systems, com sede em Denver, possui um contêiner com milhares de máquinas dedicadas à mineração de bitcoin em uma propriedade onde faz extração de petróleo. A empresa desvia o gás natural para os geradores instalados no local, que convertem o gás em eletricidade que é então usada para alimentar as mineradoras.

Segundo um estudo publicado pela Crusoe, a estratégia vem ajudando a empresa a reduzir em 63% as emissões de CO2 geradas a partir da queima contínua de gás natural.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)

Lightning Labs está trazendo stablecoins para a blockchain do Bitcoin

“Ideia é ter dólares criptografados e stablecoins na blockchain do Bitcoin”, explicou Elizabeth Stark, CEO da Lightning Labs