Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin
Foto: Divulgação

O MB (Mercado Bitcoin), maior plataforma de ativos digitais da América Latina, lista a partir desta terça-feira (27) o Ribus (RIB), primeiro token utilitário (utility token) voltado ao setor imobiliário do Brasil.

Criado em 2021 com o objetivo de fornecer acesso a serviços e produtos da área habitacional dentro do ecossistema de tecnologia blockchain, Ribus permite que qualquer pessoa se torne um investidor do mercado imobiliário.

Publicidade

“O token funciona como um passaporte de acesso a essa rede de tecnologia, possibilitando transações mais rápidas, desburocratizadas e com tickets dos mais diversos valores do setor imobiliário”, afirma Lucas Pinsdorf, responsável por desenvolvimento de novos negócios no MB.

Utilizando toda a expertise do MB, que já tokenizou os direitos do Mecanismo de Solidariedade da FIFA, por exemplo, a Ribus consultou a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), para garantir que o token, da forma como foi estruturado, não se caracteriza como um valor mobiliário.

Com perspectiva de crescimento e valorização a longo prazo, Ribus funciona ainda como um marketplace imobiliário, oferecendo desde imóveis até serviços de construção e arquitetura.

“Com a Ribus, é possível comprar uma casa e até contratar um engenheiro ou arquiteto na nova economia digital. A dinâmica envolve até 20% do valor do imóvel ou serviço pago em Ribus e o restante em reais. Dessa forma, teremos vários lançamentos conjuntos de empreendimentos dentro do ecossistema”, diz Marcelo Magalhães, CEO da empresa Ribus, responsável pelo token de mesmo nome.

Publicidade

Token para o mercado imobiliário

Como trata-se de um token projetado especificamente para o mercado imobiliário, essa aplicação é recomendada para aqueles que desejam diversificar investimentos no setor, além de ser um token negociável dentro da plataforma do MB. “É importante ter em mente que no setor imobiliário todo o processo de concepção de um projeto até sua concretização leva, em média, 30 meses”, explica Magalhães.

“É muito importante essa listagem da Ribus no Mercado Bitcoin, essa união dos projetos, porque a Ribus é o maior projeto de tokenização para o setor imobiliário do Brasil e o Mercado Bitcoin é a maior corretora da América Latina. Então realmente são grandes potências se juntando”, avalia Daniel Carius, CVO e Fundador da empresa Ribus.

“A Ribus pode ser o primeiro token de muitas pessoas do Brasil e fora dele, porque ela traz esse apelo ao setor imobiliário e vai estar exposta na melhor vitrine da América Latina que é o Mercado Bitcoin, alcançado um público de massa que é o foco da Ribus”, complementa.

Para ter acesso ao primeiro token do mercado imobiliário listado no MB, basta ter uma conta ativa na plataforma. Ao adquirir o token Ribus, o cliente do MB estará em contato com empresas consolidadas da construção civil – que já entregaram mais de 4 milhões de m² em incorporações, construção e vendas –, como Braemp e Agrega Terrenos.

VOCÊ PODE GOSTAR
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Dólar está dominando o mundo graças às stablecoins, diz relatório

Pesquisa mostra que as stablecoins estão estimulando fluxos líquidos para instrumentos em dólares, onde o serviço bancário dolarizado não está disponível
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 56 mil após passar em branco em debate entre Trump e Harris

Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 56 mil após passar em branco em debate entre Trump e Harris

As primeiras avaliações desta manhã indicam que Kamala Harris teve um desempenho superior no debate
Mão segurando celular com logo da Toncoin e no fundo ícones do Telegram

W-Coin escolhe rede TON para lançar token após jogadores rejeitarem Solana e Ethereum

The Open Network dominou a pesquisa, garantindo 68% dos votos, com mais de 8,8 milhões de jogadores apoiando a rede
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Autoridades dos EUA pressionam Nigéria para libertar executivo da Binance preso no país

O secretário de Estado e o embaixador dos EUA na Nigéria têm pressionado o país a libertar Tigran Gambaryan, da Binance, por motivos humanitários