Imagem da matéria: Marketing certificado graças ao Blockchain: um novo impulso para os negócios

O Blockchain, a tecnologia que permitiu a criação de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, garante segurança e transparência nos níveis mais altos de transações e processos. Quais são as novas possibilidades que se abrem para o marketing?

Em um mundo cada vez mais interconectado, em que o compartilhamento exponencial de informações gera muitas dificuldades em distinguir o que é verdadeiro do que é falso, a necessidade de dados seguros e certificados está se tornando mais forte e generalizada.

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A crescente necessidade de conteúdo confiável é uma resposta à disseminação de comportamentos antiéticos, como distorção de fatos e difusão de informações erradas, o que leva ao problema de notícias falsas.

E tem mais.

Mesmo para as empresas, as dificuldades associadas à garantia da autenticidade das informações resultam inevitavelmente em custos adicionais associados à necessidade de monitoramento e controle.

Blockchain: uma tecnologia que automatiza a confiança

Quando o Bitcoin surgiu, há mais de 10 anos, não apenas foram criadas a primeira moeda digital confiável, mas também a primeira arquitetura baseada em confiança e automação.

A internet tem sido um grande catalisador de informações, enquanto a tecnologia blockchain representa o mesmo para confiança. O que torna o blockchain uma tecnologia extremamente confiável e eficiente é que ele é um conjunto de registros compartilhados para criar ativos exclusivos e não duplicáveis, garantindo e certificando o histórico completo de todos os dados e transações.

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O sistema blockchain permite que você confie absolutamente nas informações que ele contém. Os dados armazenados na blockchain são, de fato, compartilhados, acessíveis e distribuídos por todos os participantes da rede de maneira imutável, transparente e segura, sem a necessidade de uma entidade do governo central.

O grande interesse das empresas no blockchain deriva precisamente de sua capacidade de transferir valor e informações de maneira segura e rastreável. Essa característica não apenas oferece oportunidades significativas de eficiência na cadeia de produção (rastreando matérias-primas e produtos), mas também abre novas possibilidades para as empresas construirem relacionamentos mais fortes com sua base de clientes e se tornarem mais confiáveis.

Como garantir a exclusividade

Como mencionado acima, o blockchain é capaz de criar ativos digitais exclusivos. Um token criptografado em uma blockchain representa, de fato, um ativo exclusivo e não intercambiável.

Garantir a exclusividade de um ativo digital significa que ele não pode ser compartilhado e reproduzido por terceiros, exceto pelo seu autor. Isso implica, como conseqüência, que os criadores de conteúdo possam obter o reconhecimento adequado e preservar seu papel de liderança.

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Dessa forma, a proteção de direitos autorais na Web pode melhorar bastante. Os usuários podem finalmente recuperar o conteúdo que compartilham na internet, sem medo de que possam ser compartilhados novamente ou modificados por terceiros sem autorização.

As informações de origem se ligam de maneira indissolúvel ao conteúdo, garantindo ética, transparência e maior responsabilidade para todos os usuários da Internet.

Mas e o conteúdo promocional criado pelas empresas? Quais são as vantagens oferecidas?

Rumo a atividades de marketing certificadas

O marketing sempre acompanhou as evoluções tecnológicas no mesmo ritmo, e isso também se aplica à blockchain.

Hoje, é prática comum que as empresas usem a Internet para promover seus negócios em todo o mundo compartilhando conteúdo e fazendo suas vozes serem ouvidas nas redes sociais e outras plataformas.

No entanto, é difícil para as pequenas empresas ganharem visibilidade, principalmente se já houver players maiores já estabelecidos no mesmo setor. Muitos consumidores são compreensivelmente cautelosos com as empresas de que nunca ouviram falar antes, também porque frequentemente são confrontados com produtos de baixa qualidade oferecidos on-line. Os consumidores ficaram mais desconfiados e é difícil ganhar sua confiança.

Com o blockchain, empresas conceituadas poderão, independentemente de seu tamanho, construir rapidamente um relacionamento de confiança com seu público. Se você conseguir conquistar a confiança de seus clientes, poderá criar e manter a reputação e a credibilidade da sua marca.

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Graças a essa tecnologia, as empresas terão meios para demonstrar de onde vêm os produtos e promover seus negócios, validando a comunicação para garantir sua autenticidade. Isso ajudará os clientes a ter maiores garantias, de modo que estarão mais dispostos a comprar de empresas que são certificadas em comparação com outros concorrentes não certificados.

De fato, os consumidores se sentirão mais protegidos quando comprarem algo na Web, porque terão certeza de que as descrições de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos serão validadas por uma empresa capaz de assumir total responsabilidade de maneira muito transparente pelo que comunica. Os consumidores poderão ter uma comunicação semelhante a uma negociação “cara a cara” com a empresa. Isso pode agregar valor significativo em um contexto de mercado fragmentado e globalizado, como o atual, especialmente no campo da comunicação digital, que é extremamente difundido na vida cotidiana, mas também percebido como mais “distante” e cada vez menos confiável.

O marketing certificado pode trazer mais proteção aos consumidores e impulsionar os negócios de empresas que adotam comportamentos mais éticos e transparentes. Essas empresas serão recompensadas pelas opções de compra de clientes que estarão cada vez mais atentos e sensíveis às questões de responsabilidade e qualidade.

E há mais do que isso. Para enfrentar o problema de notícias falsas e conteúdo enganoso, no futuro, os mecanismos de pesquisa e as várias plataformas online recompensarão o conteúdo validado com maior visibilidade.

The LKS Foundation Project: Conteúdos certificados graças à NFT

A Fundação LKS, uma organização italiana sem fins lucrativos que visa aumentar a conscientização pública sobre questões de proteção de direitos autorais e blockchain, deseja criar um sistema no qual a propriedade do conteúdo e a identidade da fonte sejam conectadas e registradas de acordo com os princípios fundamentais da blockchain , por meio de uma transação única e irreversível.

Para esse fim, a Fundação LKS deseja criar um tipo específico de token, um Token Não Fungível, que não seja intercambiável, constituindo uma prova inequívoca de autenticidade e propriedade no mundo digital.

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Como?

Através desta NFT, será possível combinar em uma única transação na blockchain:

  • a identidade da pessoa que deposita o conteúdo;
  • o local e a data da criação do conteúdo;
  • o próprio conteúdo digital;

Graças a esse processo, finalmente fica claro e certo quem é o criador do conteúdo digital, quando o conteúdo foi criado e onde foi criado. O registro na blockchain permite, de fato, rastrear de forma inequívoca e irreversível a transação inicial que armazena informações sobre a criação do conteúdo digital (e, portanto, também sobre seu criador original).

Estamos falando de um modelo real baseado em blockchain que resolve o delicado problema de transparência, confiança e segurança das informações compartilhadas e disseminadas na rede.

Para arrecadar os fundos necessários para financiar a criação da NFT, a Fundação lançou uma venda de token no portal de crowdfunding Eidoo Crowd para a criptomoeda LKSCOIN desenvolvida pela própria Fundação LKS. Essa criptomoeda, testada com sucesso na plataforma Cam.TV, foi colocada à venda no Eidoo Crowd a um preço fixo de 0,01 Euros, antes de ser lançada no mercado.

A campanha em andamento, iniciada em 30 de março, terminará em 30 de junho de 2020 com o posicionamento efetivo no mercado de criptomoedas. A partir desse momento, seu valor estará, portanto, sujeito a mudanças de mercado.

A bondade do uso da criptomoeda, criada para permitir que os usuários enviem e recebam compensação pelo conteúdo compartilhado no Cam.TV, foi amplamente demonstrada graças aos usuários da plataforma (atualmente 360.000, mas esse número está em constante crescimento) que realizam de 30.000 a 70.000 transações LKSCOIN por dia.

Na Cam.TV, de fato, a criptomoeda é usada para comprar ou demonstrar apreço – semelhante a redes sociais – pelo conteúdo publicado (cursos em vídeo, consultas, artigos, vídeos, etc.). Ao mesmo tempo, quase 900 Masternodes mantêm o blockchain seguro e estável.

Federico Olivo, Presidente da Fundação LKS, comentou: “Temos recebido grande interesse em nosso projeto, tanto de usuários individuais quanto de empresas. Atualmente, estamos cientes da existência de questões muito delicadas, como a proteção dos direitos autorais on-line e as dificuldades em monetizar conteúdos criados e compartilhados na Internet. Estamos muito animados para lançar e testar a criptomoeda LKSCOIN no mercado livre, dados os números e o potencial que ela já foi capaz de demonstrar na plataforma Cam.TV “.

Para todos os interessados ​​em aprender mais e participar da venda de tokens do LKSCOIN, convidamos você a visitar o site oficial do Projeto e o canal oficial do Cam.TV.

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