Muitos bitcoiners estão torcendo para que o candidato pró-cripto Donald Trump vença a eleição presidencial dos EUA em novembro. O ex-presidente se pintou como entusiasta do Bitcoin, afinal.
Mas e se a candidata democrata Kamala Harris for a melhor opção para a maior criptomoeda do mundo? Essa é uma ideia que os analistas da VanEck lançaram em um relatório esta semana.
O raciocínio dos analistas é que o mandato de Harris daria continuidade às atuais políticas econômicas que eles acreditam que enfraqueceriam o dólar americano e impulsionariam a adoção do Bitcoin.
Eles argumentaram em julho que as principais economias mundiais poderiam recorrer ao Bitcoin como resultado da percepção das “falhas endêmicas” das moedas fiduciárias. Na visão deles, a democrata na Casa Branca dificilmente curaria os atuais problemas financeiros.
“Nós argumentaríamos que uma presidência de Kamala Harris pode ser ainda melhor para o Bitcoin do que um segundo mandato de Trump porque, em nossa opinião, aceleraria muitas das questões estruturais que impulsionam a adoção do Bitcoin em primeiro lugar”, argumenta o relatório de Matthew Sigel e Patrick Bush de quinta-feira (19).
Os analistas acrescentaram que “à medida que a inflação e a desvalorização da moeda continuam desafiando os sistemas monetários fiduciários, o Bitcoin pode servir como uma proteção vital”.
Os dois continuaram dizendo que Trump seria melhor para o ecossistema de ativos digitais como um todo, não apenas para o Bitcoin sozinho.
“Por outro lado, acreditamos que uma presidência de Trump é geralmente otimista para todo o ecossistema de criptomoedas, pois provavelmente produziria mais desregulamentação e políticas favoráveis aos negócios — talvez particularmente para empreendedores de criptomoedas, que os reguladores têm examinado cada vez mais nos últimos quatro anos”, diz o relatório.
Trump, Harris e Bitcoin
O ex-presidente Donald Trump costumava chamar o setor cripto de “golpe”, mas desde então adotou NFTs , Bitcoin e até lançou seu próprio projeto de finanças descentralizadas (DeFi) chamado World Liberty Financial.
Na quarta-feira (18), o candidato republicano usou Bitcoin para pagar hambúrgueres no bar PubKey, na cidade de Nova York. “É o começo de uma nova era”, disse ele após usar a tecnologia.
A vice-presidente Harris, por outro lado, disse muito pouco sobre a indústria de criptomoedas. Alguns figurões da indústria — como o empreendedor bilionário Mark Cuban — sugeriram que sua campanha está se interessando mais por criptomoedas, mas a candidata democrata ainda não tornou públicas suas opiniões ou planos.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.