Kamala Harris, vice-presidente dos EUA
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA (Foto: Gage Skidmore/Creative Commons)

Muitos bitcoiners estão torcendo para que o candidato pró-cripto Donald Trump vença a eleição presidencial dos EUA em novembro. O ex-presidente se pintou como entusiasta do Bitcoin, afinal. 

Mas e se a candidata democrata Kamala Harris for a melhor opção para a maior criptomoeda do mundo? Essa é uma ideia que os analistas da VanEck lançaram em um relatório esta semana. 

Publicidade

O raciocínio dos analistas é que o mandato de Harris daria continuidade às atuais políticas econômicas que eles acreditam que enfraqueceriam o dólar americano e impulsionariam a adoção do Bitcoin. 

Eles argumentaram em julho que as principais economias mundiais poderiam recorrer ao Bitcoin como resultado da percepção das “falhas endêmicas” das moedas fiduciárias. Na visão deles, a democrata na Casa Branca dificilmente curaria os atuais problemas financeiros.

“Nós argumentaríamos que uma presidência de Kamala Harris pode ser ainda melhor para o Bitcoin do que um segundo mandato de Trump porque, em nossa opinião, aceleraria muitas das questões estruturais que impulsionam a adoção do Bitcoin em primeiro lugar”, argumenta o relatório de Matthew Sigel e Patrick Bush de quinta-feira (19). 

Os analistas acrescentaram que “à medida que a inflação e a desvalorização da moeda continuam desafiando os sistemas monetários fiduciários, o Bitcoin pode servir como uma proteção vital”.

Publicidade

Os dois continuaram dizendo que Trump seria melhor para o ecossistema de ativos digitais como um todo, não apenas para o Bitcoin sozinho.

“Por outro lado, acreditamos que uma presidência de Trump é geralmente otimista para todo o ecossistema de criptomoedas, pois provavelmente produziria mais desregulamentação e políticas favoráveis ​​aos negócios — talvez particularmente para empreendedores de criptomoedas, que os reguladores têm examinado cada vez mais nos últimos quatro anos”, diz o relatório. 

Trump, Harris e Bitcoin

O ex-presidente Donald Trump costumava chamar o setor cripto de “golpe”, mas desde então adotou NFTs , Bitcoin e até lançou seu próprio projeto de finanças descentralizadas (DeFi) chamado World Liberty Financial.

Na quarta-feira (18), o candidato republicano usou Bitcoin para pagar hambúrgueres no bar PubKey, na cidade de Nova York. “É o começo de uma nova era”, disse ele após usar a tecnologia. 

Publicidade

A vice-presidente Harris, por outro lado, disse muito pouco sobre a indústria de criptomoedas. Alguns figurões da indústria — como o empreendedor bilionário Mark Cuban — sugeriram que sua campanha está se interessando mais por criptomoedas, mas a candidata democrata ainda não tornou públicas suas opiniões ou planos.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin e ouro podem se beneficiar de crescente tensão geopolítica, diz JPMorgan

Bitcoin e ouro podem se beneficiar de crescente tensão geopolítica, diz JPMorgan

Tensão geopolítica e aproximação das eleições nos EUA podem impulsionar o que os analistas chamam de “comércio de desvalorização”
moeda de bitcoin em desenho de foguete decolando

Bitcoin pode atingir US$ 200.000 neste ciclo de alta, diz CEO de mineradora

“Veremos um salto rápido e, depois, espero, um período prolongado de alta antes de entrarmos novamente em um ciclo de baixa”, disse executivo
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Solana vai superar ganhos de Bitcoin e Ethereum se Trump for reeleito, prevê Standard Chartered

O banco também previu que o Bitcoin atingirá US$ 200 mil até o final de 2025, independentemente de quem vença a eleição presidencial dos EUA
Imagem da matéria: Mineradora acusa Tether de conluio com ex-funcionários para roubar informações e criar concorrente

Mineradora acusa Tether de conluio com ex-funcionários para roubar informações e criar concorrente

Swan Bitcoin entra com processo na Justiça dos EUA e alega que ex-funcionários e a Tether conspiraram para roubar seu negócio de mineração