Imagem da matéria: Maior banco da Itália irá permitir compra e venda de Bitcoin
Foto: Shutterstock

Um dos maiores bancos privados da Itália, a Banca Generali irá permitir em 2022 que seus clientes possam comprar e vender Bitcoins em um sistema de custódia de múltiplas assinaturas em que uma das chaves será a entidade financeira.

Conforme aponta reportagem do portal italiano Wealth, o cliente poderá comprar Bitcoin no mesmo app que já usa para fazer as transações bancárias normais e as operações de compra e venda serão diretas na conta corrente.

Publicidade

Trata-se da conclusão de uma parceria que a instituição italiana fez no final de 2020 com a fintech Conio, que desenvolveu uma wallet para criptomoedas. A Banca Generali pagou US$ 14 milhões para ser acionista majoritária da empresa.

“Trabalhamos com a Conio para desenvolver uma solução de custódia inovadora baseada em um sistema de múltiplas assinaturas que assegura a custódia do Bitcoin e a recuperação de uma wallet em caso de uma herança, por exemplo”, explicou Riccardo Renno, COO do banco.

O executivo afirma que a segurança de ter o banco como terceira chave para caso de perda será o grande diferencial do banco no mercado de criptoativos da Itália,

A Conio administra 300 mil contas de criptomoedas na Itália, sendo que dobrou de clientes em um ano.

A verdadeira posse dos bitcoins

Vale ressaltar uma máxima do Bitcoin: a pessoa só possui os bitcoins quando tem acesso a um endereço sobre o qual a blockchain confirma que ali tem uma quantidade de bitcoins.

Publicidade

O que a Banca Generali irá fazer é ser a custodiante de bitcoins para seus clientes – na prática ela será a dona dos ativos e os irá gerir em nome do cliente.

VOCÊ PODE GOSTAR
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

“Não é exatamente uma CBDC”, diz Galípolo sobre o Drex

Presidente do BC esclareceu diferenças entre Drex e CBDC, enfatizando avanços tecnológicos e melhorias na comunicação com a sociedade
moedas de xrp e bitcoin

XRP atinge marca histórica de 2,7 mil baleias com 1 milhão de tokens

Número de endereços ativos de XRP foi de 295 mil por dia na última semana, contra uma média 40 mil por dia nos últimos três meses
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Amazon e Walmart estudam lançar suas próprias stablecoins, diz jornal

As decisões finais podem depender do avanço do projeto de lei que regula o setor de stablecoins nos EUA
Imagem da matéria: Deputado entra com pedido para derrubar MP do governo que afeta criptomoedas

Deputado entra com pedido para derrubar MP do governo que afeta criptomoedas

Gustavo Gayer (PL-GO) entrou com decreto para anular MP e cita que criptomoedas estão em fase de regulação