Imagem da matéria: Maior banco da Alemanha pede autorização para operar com criptomoedas

O Deutsche Bank, principal banco da Alemanha e um dos maiores da Europa, solicitou uma licença para operar como plataforma de custódia de ativos digitais com o regulador financeiro Alemão, a Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin), de acordo com um artigo da agência de notícias Bloomberg publicado nesta terça-feira (20).

Segundo a fala do chefe global do banco corporativo do Deutsche Bank, David Lynne, em uma conferência no início nesta semana, o banco está “construindo nossos ativos digitais e negócios de custódia” e confirmou que havia apresentado um pedido à BaFin para uma licença de ativos digitais.

Publicidade

O banco alemão já vem publicamente trabalhando em uma plataforma de custódia de criptoativos desde o final de 2020, com o objetivo de estabelecer um “produto mínimo viável em 2021, enquanto explora o interesse global do cliente por uma iniciativa piloto.”

Com ativos no valor de US$ 1,3 trilhão, segundo dados da S & P Global, dos maiores bancos em 2023, o Deutsche Bank é o maior banco da Alemanha em termos de ativos totais e o nono maior banco da Europa.

O banco ainda não respondeu ao contato do Decrypt.

Seu entusiasmo pela custódia de ativos digitais marca uma espécie de reviravolta para o Deutsche Bank, que em uma nota de pesquisa de 2021 descreveu o valor do Bitcoin como sendo “inteiramente baseado em idealismo.”

Gráfico de preço Bitcoin (BTC) | CoinGecko
Gráfico de preço Bitcoin (BTC) | CoinGecko

Os reguladores alemães são favoráveis às criptomoedas?

A Alemanha adotou uma posição amplamente acolhedora em relação à indústria cripto.

Em 2019, os legisladores alemães introduziram um projeto de lei para permitir serviços de custódia e negociação de criptomoedas em bancos alemães e outras instituições licenciadas, alterando a Quarta Diretiva Anti-Lavagem de dinheiro da União Europeia.

Publicidade

De acordo com a BaFin, em dezembro de 2022, ela tinha emitido quatro licenças para custódia de criptomoedas e autorizações provisórias para 14 instituições. A Coinbase Alemanha foi a primeira empresa a garantir uma licença BaFin para operar uma plataforma de custódia cripto em junho de 2021.

Em março de 2023, os reguladores alemães concederam licenças de custódia e serviços de negociação para a Boerse Stuttgart Digital, operador do mercado de ações do país, e a Finoa, uma plataforma de negociação de criptomoedas.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados
Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare

Filipinas acusa Binance de operar sem licença no país

Segundo os reguladores, quem promover o acesso à corretora também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Desempregado, CZ diz estar “aproveitando” tempo livre e recomenda livros nas redes sociais

O ex-CEO da Binance falou sobre estoicismo e também relembrou frases antigas como “cuidado com o que você deseja”
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações