Imagem da matéria: Logan Paul é acusado na Justiça de promover golpe "rug pull" com jogo NFT
Logan Paul (Foto: Reprodução)

O influencer da Internet Logan Paul e o projeto de game com Tokens Não Fungíveis (NFTs) CryptoZoo foram acusados de se envolver em um golpe do tipo “rug pull” em um nova ação judicial coletiva nos EUA, revelada na quinta-feira (2).

Anunciado em setembro de 2021, o CryptoZoo foi comercializado como um jogo baseado em NFT e vendido como “um ecossistema autônomo”, que permitiria aos ZooKeepers virtuais comprar, vender e trocar imagens de animais exóticos na blockchain, chocando-os a partir de ovos criados no momento da compra.

Publicidade

Mas o processo que corre em um tribunal do Texas alega que os réus executaram um ‘rug pull’, ao promover os produtos da CryptoZoo usando os seguidores online de Paul “para consumidores não familiarizados com produtos de moeda digital, levando a dezenas de milhares de pessoas” adquirindo os NFTs e sofrendo com o prejuízo após a queda do projeto.

Um “rug pull” é uma forma coloquial de descrever casos em que um desenvolvedor de criptomoeda levanta fundos, por exemplo, para um novo token ou coleção NFT, prometendo certos benefícios aos consumidores. No entanto, após o lançamento, com alta nos preços, eles abandonam o projeto e não entregam os benefícios prometidos , enquanto retém de forma fraudulenta o dinheiro dos compradores.

De acordo com as acusações, os réus supostamente comercializavam NFTs CryptoZoo para compradores, alegando que receberiam benefícios, recompensas e acesso exclusivo a “outros ativos de criptomoeda em uma data posterior”, bem como o suporte de um ecossistema online para usar e comercializar esses NFTs .

O processo alega que “sem o conhecimento dos clientes, o jogo não funcionou ou nunca existiu, e os réus manipularam o mercado de moeda digital para Zoo Tokens a seu favor”.

Publicidade

Além disso, o processo diz que, logo após concluir a venda de todos os seus NFTs, os réus transferiram o dinheiro para carteiras controladas pelos réus.

Logan Paul e CryptoZoo

Paul, de 27 anos de idade, tem atualmente mais de 23 milhões de seguidores em seu canal no YouTube, o que o torna uma das maiores estrelas da plataforma.

O processo ocorre quando Paul começou a assumir alguma responsabilidade por recuperar as perdas sofridas pelos investidores no CryptoZoo.

O youtuber foi ao Twitter na semana passada para anunciar um programa de recompensas de $ 1,3 milhão para jogadores desapontados, também se desculpando com o conhecido cripto detetive online CoffeeZilla, que postou vários vídeos criticando Paul por seu envolvimento na situação do CryptoZoo.

Não é a primeira vez que celebridades populares são examinadas por seu envolvimento na promoção de projetos NFT.

Em agosto de 2022, o grupo de vigilância do consumidor dos EUA Truth in Advertising (TINA) notificou dezessete celebridades de alto perfil por supostamente promover NFTs sem as divulgações apropriadas.

Publicidade

Os nomeados incluem Gwyneth Paltrow, Eva Longoria, Floyd Mayweather, Tom Brady, DJ Khaled, Snoop Dogg e Paris Hilton.

*Traduzido pelo Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

VOCÊ PODE GOSTAR
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Tokens de jogos desabam junto com queda do Bitcoin antes do halving

Tokens importantes como Gala Games, Pixels, Portal e Xai caíram 30% ou mais na semana passada, com alguns estabelecendo novas mínimas
Imagem da matéria: Clientes da BitcoinToYou não conseguem sacar fundos e reclamações contra corretora disparam

Clientes da BitcoinToYou não conseguem sacar fundos e reclamações contra corretora disparam

Quando os clientes tentam sacar suas criptomoedas na BitcoinToYou, são direcionados para uma página de erro
Celular com logotipo da BInance

Filipinas ordenam que Apple e Google removam a Binance de lojas de aplicativos

O regulador filipino acusa a Binance de oferecer títulos não registrados aos investidores e atuar como uma corretora não registrada
homem de social contando dinheiro na rua

Brasileiro que extorquiu R$ 10 milhões em criptomoedas de empresário asiático deixa prisão

O veterinário Thiago Oliveira teria extorquido um empresário da Ásia após encontrar imagens íntimas no celular de sua namorada