Livro sobre o colapso da FTX será lançado no Brasil com versão em português

O livro “Sem Limites — Ascensão e Queda de Sam Bankman-Fried” será lançado pela HarperCollins nos próximos meses
FTX, SBF

FTX entrou em colapso em novembro de 2022 (Foto: Shutterstock)

Os leitores brasileiros poderão em breve conferir os detalhes do colapso da corretora de criptomoedas FTX, criada por Sam Bankman-Fried, já que chega nos próximos meses a edição em português do livro “Sem Limites — Ascensão e Queda de Sam Bankman-Fried”, do escritor norte-americano Michael Lewis. A obra será publicado pela editora HarperCollins, segundo informações do jornal O Globo.

O livro de Lewis, além de contar a história do colapso da FTX, também foca na ascensão e queda de SBF, considerado culpado por um júri americano de sete acusações de fraude e conspiração por conta da quebra da corretora no final de 2022.

Publicidade

O escritor o conheceu durante o auge da empresa, ou seja, quando Sam era “o bilionário mais jovem do mundo e o Deus das criptomoedas”, conforme descreve em seu site.

“CEOs, celebridades e líderes de pequenos países competiram por seu tempo e dinheiro depois que ele foi catapultado, praticamente da noite para o dia, para a lista de bilionários da Forbes. Quem era esse cara amarrotado de shorts cargo e meias brancas moles, cujos olhos se contorciam nas reuniões do Zoom enquanto ele jogava videogame paralelamente?”, diz um trecho sobre a obra.

Para Lewis, o livro se propõe a responder a essa pergunta, levando os leitores à mente de SBF, “cuja ascensão e queda oferecem uma educação em negociação de alta frequência, criptomoedas, filantropia, falências e sistema judiciário”.

Michael Lewis é autor de outras obras de sucesso como ‘A jogada do século’ (The Big Short, 2011), livro que inspirou o filme ‘A Grande Aposta’, lançado em 2015, dirigido por Adam McKay e com 5cinco indicações ao Oscar.

Publicidade
(Reprodução/O Globo)

O caso da FTX

Em novembro, Sam Bankman-Fried foi considerado culpado por um júri americano de sete acusações de fraude e conspiração, após o colapso da corretora de criptomoedas no final de 2022. Até então, a FTX era uma das maiores exchanges do mundo, mas entrou em uma grave crise após a suspeita de que a empresa usava ilegalmente fundos de clientes.

Após dias de pânico, um possível resgate pela Binance trouxe esperança ao mercado, mas no dia 9 de novembro a corretora chinesa desistia do negócio e fazia ruir de vez qualquer tentativa da FTX sobreviver. Dois dias depois, a empresa entraria com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Hoje, todo o grupo FTX — incluindo a empresa irmã Alameda Research — está quebrado e seu fundador, Sam Bankman-Fried, está preso e condenado. Sua sentença será divulgada na semana que vem.