Imagem da matéria: Lenda do Xadrez Diz que Bitcoin é Pura Especulação
Former world chess champion Garry Kasparov at his office in Midtown, Manhattan, on June 13, 2016. (Benjamin Chasteen/Epoch Times)

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov esteve na Web Summit, em Lisboa, este ano, enquanto representava a empresa de segurança cibernética Avast. PROTESTE INVESTE, um site de investimento português, conseguiu falar com Kasparov em uma entrevista sobre bitcoin e criptomoedas.

Nele, Kasparov revelou que a popularidade do bitcoin não o surpreendeu e comparou as criptomoedas com o “dinheiro falso” que é “emitido pelos governos em grandes quantidades”. O grande mestre do xadrez vê o bitcoin como “dinheiro falso” porque, segundo ele, 80% de todos os bitcoins disponíveis estão circulando em exchanges e no mercado financeiro, e nunca são realmente usados ​​em qualquer outra indústria, o que significa que eles apenas servem investidores.

Publicidade

Nascido em 1963 no Azerbaijão, Garry Kasparov acrescentou que, dada a evolução tecnológica e o aumento subsequente nos investimentos em mercado on-line, é “esperado, na atual era mundial, o aumento do dinheiro virtual, como o bitcoin”.

Kasparov tornou-se o campeão do mundo quando tinha apenas 22 anos e foi o o melhor jogador de xadrez, até o atual campeão Magnus Carlsen superá-lo em 2013. Ele se descreveu como um “admirador de Winston Churchill e Steve Jobs” e classificou o bitcoin como um “produto do livre mercado”.

Referindo-se ao bitcoin, ele acrescentou que, onde quer que haja uma oportunidade, há indivíduos inteligentes criando ferramentas para aproveitá-lo. De acordo com a publicação, Kasparov também destacou a segurança do bitcoin, afirmando que “o que quer que seja anônimo não pode ser 100% seguro”.

Quando perguntado se a criptomoeda poderia melhorar a economia e a vida das pessoas, Kasparov afirmou que não pensa assim e acrescentou que “um fenômeno tão instável quanto o Bitcoin sendo atrativo hoje em dia é um sinal de que toda a economia está em grande estado de estagnação”.

Publicidade

A publicação portuguesa foi um passo adiante, e perguntou ao ex-campeão mundial de xadrez se ele investiu em bitcoin. Ele respondeu:

É pura especulação, não sou um investidor, apenas um ex-jogador de xadrez profissional e agora palestrante profissional. Investir é muito individual, depende do caráter das pessoas, se estiverem disponíveis para arriscar, se estiverem disponíveis para especular.

Kasparov concluiu a entrevista afirmando que “apostar em ferramentas eletrônicas pode render muito dinheiro, mas também pode levar os investidores a falência”. Ele concluiu que, portanto, um investimento em critomoedas depende do apetite e a atitude de cada investidor em relação ao risco.

Leia Também: Maiores Empresas de Bitcoin Podem Mudar para Bitcoin Cash ou Ethereum, Diz Presidente da Xapo

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

Ação conjunta da ABcripto e associados visa levantar fundos e doações para desabrigados das inundações
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
Imagem da matéria: Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Pavel Durov detém 1% do maior token de jogo deste ano, doado pelos jogadores. E ele não está vendendo seus Notcoin – não agora, pelo menos
Bitcoin e grafico de mercado

Traders de Bitcoin miram US$ 74 mil já na próxima semana com nova onda de fluxo positivo para ETFs

Com ETFs registrando quatro dias seguidos de entradas e dados de inflação nos EUA abaixo do esperado, o Bitcoin já começou a retomar a alta e superou os US$ 66 mil