Imagem da matéria: Leis para stablecoins e criptomoedas devem ficar prontas em 6 meses, diz secretário do Reino Unido
(Foto: Shutterstock)

O governo do Reino Unido introduzirá novas regulamentações para stablecoins e serviços de criptomoedas nos próximos seis meses, de acordo com o secretário econômico do Tesouro, Bim Afolami.

Ele falou em um evento do setor organizado pela Coinbase em Londres na segunda-feira, acrescentando que o governo está “se esforçando muito” para aprovar a legislação.

Publicidade

O Tesouro assumiu o compromisso em outubro de esclarecer as regulamentações no domínio cripto até 2024. Desde então, realizou uma série de consultas sobre stablecoins pareadas por moedas fiduciárias e a promulgação da Lei de Serviços e Mercados Financeiros.

Os especialistas do mercado têm previsto que as stablecoins pareadas por moedas fiduciárias se enquadrarão nas leis de pagamento existentes, aumentando a supervisão do regulador financeiro sobre os tokens digitais garantidos por ativos.

A própria Coinbase sempre esteve fortemente envolvida na governança da stablecoin USDC. No verão passado, a exchange de criptomoedas com sede em São Francisco adquiriu uma participação na Circle. Como resultado, o Center, o consórcio que governava o USDC, foi dissolvido. A Circle também emite EUROC, uma stablecoin 1:1 apoiada pelo euro que foi lançada em 2022.

O governo do Reino Unido planeja categorizar o staking, um mecanismo para os detentores de tokens ganharem recompensas por apoiarem operações de blockchain, de uma forma que evite a classificação de investimento coletivo. É provável que seja uma boa notícia para a Coinbase, que tem enfrentado resistência dos reguladores por causa de seus serviços de staking para clientes dos EUA.

Publicidade

Apesar destes avanços, regulamentações mais amplas para exchanges de criptomoedas e serviços industriais permanecem incertas, sem um cronograma claro para a legislação. A promessa de 2022 do primeiro-ministro Rishi Sunak de estabelecer o Reino Unido como um importante centro de criptomoedas teve um progresso regulatório mínimo, com os participantes da indústria citando a ausência de regras definitivas como um obstáculo operacional significativo.

E vale a pena ressaltar que Afolami não chegou a estabelecer um cronograma para uma regulamentação cripto abrangente, destacando o amplo escopo dos esforços legislativos em andamento.

Em outubro, o governo do Reino Unido promulgou novas regras para facilitar às autoridades a apreensão de criptomoedas ligadas a atividades ilícitas, nomeadamente sem condenação prévia. É um avanço em relação às regras que anteriormente permitiam que a aplicação da lei liberasse fundos, mas não os confiscasse até que um indivíduo fosse preso e condenado.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

Segregação patrimonial no mercado cripto será tema de audiência pública na Câmara

Na justificativa para a audiência, o deputado Aureo Ribeiro disse que práticas adotadas por algumas exchanges despertam “graves preocupações”
Imagem da matéria: Solana sofre congestionamento por operações desenfreadas de bots

Solana sofre congestionamento por operações desenfreadas de bots

Alto número de operações de spam estão fazendo com que a Solana fique mais lenta e que transações não sejam processadas
Imagem da matéria: Toncoin (TON) valoriza  40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Toncoin (TON) valoriza 40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Uma possível IPO do Telegram contribuiu para o recente aumento no preço do TON, fortalecendo sua posição entre os maiores tokens do mercado
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões