A onda dos NFTs (tokens não fungíveis) acaba de chegar ao Twitter. Agora, vários tweets que foram escritos por personalidades estão sendo comercializados através de plataformas especializadas. Um dos casos de maior sucesso, na comercialização de NFTs, é o de Jack Dorsey, o CEO do Twitter. Ele colocou o seu primeiro NFT à venda na última sexta-feira (5).
“Estou configurando o meu Twitter”, escreveu Dorsey em 21 de maio de 2006. Essa é a data oficial de lançamento da plataforma que viria a se tornar uma das redes sociais mais importantes da atualidade. Devido ao “valor histórico” da mensagem de Dorsey, o NFT do tweet em questão está causando alvoroço no mercado.
Até o momento, o lance mais alto para a aquisição do ativo, no site Valuables for Cent, é de US$ 2,5 milhões (R$ 14,2 milhões). A oferta foi feita por Sina Estavi, que é um empresário do ramo das criptomoedas.
A plataforma descreve os NFTs de tweets como uma espécie de certificado digital. “O tweet, por si só, vai continuar a existir no Twitter. O que você está comprando é um certificado digital do tweet, que é único, porque foi assinado e verificado pelo criador”, explica o site.
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Além de Dorsey, o CEO da Binance também comercializou um dos seus tweets. “Dê um tapa em si mesmo se você vendeu o seu Bitcoin por menos de US$ 10 mil”, ele publicou ainda em agosto de 2019. No sábado (6), o NFT foi vendido por US$ 6,6 mil (R$ 37,6 mil). De acordo com o empresário, o dinheiro ganho com este e os próximos tokens será destinado à caridade.
NFTs estão ganhando espaço no mercado
Os tokens NFT estão se popularizando no meio dos criptoativos. Em resumo, eles servem para registrar informações únicas na blockchain, de maneira a garantir a sua autenticidade. Porém, ao contrário das criptomoedas, eles não são fungíveis. Isso significa que esses ativos não são intercambiáveis. Quem tem um NFT possui uma cópia original e única daquilo que comprou.
Um dos usos mais populares para os NFTs é o da arte digital. A nova modalidade de ativos está motivando os artistas a criar e comercializar peças únicas na blockchain. Isso serve para imagens, gifs, músicas, vídeos ou qualquer outra forma de mídia.
Até o momento, o mercado global de NFTs possui uma capitalização de mais de R$ 60 bilhões, de acordo com os dados do CoinGecko. A blockchain mais utilizada para a criação desses tokens é a Theta Network, cujo token – o THETA – tem um valor de mercado total de R$ 24,6 bilhões.