Imagem da matéria: Jack Dorsey anuncia entrada de sua empresa no setor de mineração de bitcoin
Foto: Shutterstock

Em outubro, Jack Dorsey deixou escapar que a sua empresa de serviços financeiros Block — anteriormente chamada de Square — estava “considerando desenvolver um sistema de mineração de bitcoin”.

Três meses depois, essas considerações se tornaram realidade. “Estamos oficialmente desenvolvendo um sistema aberto para a mineração de bitcoin”, tuitou Dorsey em resposta a uma série de tuítes de Thomas Templeton, gestor geral de hardware do Block.

Publicidade

Segundo Templeton, a empresa está trabalhando para criar uma máquina para a mineração de bitcoin de baixo custo de manutenção e acessível para clientes comuns, e que também seja silenciosa o suficiente para ser usada em casa.

Em relação aos problemas de confiabilidade, Templeton afirmou que máquinas para a mineração “param de funcionar quase todos os dias, o que exige uma reinicialização que leva tempo. Queremos construir algo que simplesmente funcione”.

Block afirma que não fará isso sozinha: está criando uma equipe que inclui engenheiros de sistema e software, bem como especialistas na tecnologia de mineração com chips de circuito de integração específica (ASICs). “Estamos interessados em desempenho, código aberto e nossas próprias ideias elegantes de integração de sistema”, afirmou.

Anteriormente, Dorsey havia dito que a empresa poderia ajudar a criar um sistema de mineração que fosse mais energicamente eficiente do que as opções disponíveis.

Publicidade

“Energia é um problema a nível sistêmico que exige inovação em [chips de] silício, software e integração”, tuitou ele em outubro.

Block de olho no bitcoin

Exceto por essa dica de Dorsey, não surpreende que Block esteja entrando para o desenvolvimento de hardware para bitcoin. Seu diretor executivo de 45 anos é um maximalista de bitcoin que, anteriormente, disse que deixaria seus cargos de CEO se o bitcoin precisasse mais dele.

“Eu não acho que existe algo mais importante na minha vida no qual eu possa trabalhar”, disse Dorsey à audiência da conferência Bitcoin Miami em junho de 2021. Em novembro, o empresário realmente renunciou ao cargo de CEO do Twitter, dando a ele mais tempo para focar na Square.

Dias depois, Square mudou seu nome para Block, fazendo referência à tecnologia blockchain que move o Bitcoin.

Cash App da Square, que facilita aquisições de bitcoin, também fomentou sua campanha de marketing, chegando a novos públicos por meio de sorteios gratuitos de bitcoin no Instagram e Twitter por celebridades, como Gwyneth Paltrow.

Publicidade

A Square não está apenas trabalhando na mineração de bitcoin. Em novembro, sua divisão TBD publicou um white paper para uma corretora descentralizada (DEX) que será criada para facilitar a conversão de bitcoin e dinheiro fiduciário, sem a mediação de terceiros.

Esta semana, Cash App indicou que começaria a se integrar com a Lightning Network do Bitcoin, que permite que pessoas enviem criptomoedas de forma rápida e pagando taxas muito menores.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Empresa fundada por Michael Syalor agora detém aproximadamente 0,75% do fornecimento total de Bitcoin em circulação
homem em fundo escuro

Hacker expõe provas de que influencer cripto recebia dinheiro para promover golpes

Com 240 mil seguidores no X, ProfitBlue pede pagamento de publicidade adiantado, mas não cumpre acordos, segundo o detetive blockchain, ZachXBT
antonio neto e fabricia campos braiscompany 4

Vítima que perdeu R$ 20 milhões na pirâmide Braiscompany depõe perante a Justiça

A previsão é que os réus detidos por participação no esquema da Braiscompany sejam interrogados na próxima semana
Udi Wertheimer, da Taproot Wizards fantasiado de mago

Como a Taproot Wizards planeja ‘finalmente mover o Bitcoin para frente’

O cofundador da Taproots Wizards, Udi Wertheimer, comenta a iniciativa que vai impulsionar a cultura do Bitcoin