Imagem da matéria: ITS Rio abre inscrições para curso gratuito sobre programação em Blockchain
Foto: Shutterstock

A ITS Rio abriu inscrições para um curso gratuito de introdução a programação na Blockchain. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de dezembro por meio do site da instituição.

Fruto de uma parceria com a empresa de blockchain Tezos, o curso “Blockchain Tezos: Introdução à Programação” será dividido em quatro aulas ministradas as terças e quartas, das 19h às 20h30. A primeira delas que será ministrada pelo pesquisador de Blockchain na ITS Rio, Gabriel Aleixo, vai ocorrer no dia 10 de dezembro.

Publicidade

De acordo com a organização do curso, a ideia é de se fazer “uma introdução técnica e histórica dos principais benefícios e limitações das redes Blockchain do mercado”.

Todas as aulas serão disponibilizadas em tempo real via plataforma interativa do ITS Rio. A instituição, entretanto, manterá esses vídeos em sua plataforma por seis meses.

Segundo o ITS Rio, aquele que participar de pelos menos 75% das aulas ao vivo terá direito a um certificado de conclusão do curso. A instituição, no entanto, deverá também emitir certificado de participação para aqueles que também não conseguirem assistir ao vivo esse percentual.

Para ter direito a esse certificado, contudo, a pessoa terá que ao menos assistir ​a todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso.

Publicidade

Na primeira videoaula será feita uma introdução sobre a tecnologia Blockchain. Aleixo deverá, então, explicar a “origem (ou origens) da tecnologia blockchain e de conceitos como criptomoedas, tokens, contratos inteligentes e organizações autônomas (DAOs)”.

Explicando Blockchain

Intitulada como “Introdução à Tecnologia Blockchain: História, Benefícios e Limitações”, essa primeira aula vai abordar as semelhanças, diferenças e a interoperabilidade entre as redes Ethereum e Tezos. Além disso, no entanto, Aleixo deverá falar também sobre a história da principal criptomoeda: o Bitcoin.

“Destacaremos a origem, as implicações e o valor do principal diferencial da rede blockchain Tezos: a formalização de sua governança por meio da própria blockchain”.

A segunda aula, então prevista para acontecer no dia 12 de dezembro, será ministrada pelo instrutor de desenvolvimento de aplicativos, Luiz Milfont e pelo idealizador e fundador da QR Capital, Fernando Carvalho. Eles farão uma introdução sobre Conceitos, Padrões e Funcionalidades da Tezos.

Publicidade

A ideia nessa segunda fase é ensinar como funciona a criação de tokens na rede Tezos, comparando-a com outros padrões do mercado, além de explicar “os primeiros passos interagindo com a interface da rede e com a Michelson, linguagem de programação de contratos inteligentes da rede”.

Na terceira aula, que deve acontecer no dia 17, Bruno Bernardo — Gerente Técnico na Nomadic Labs, laboratório de desenvolvimento de soluções tecnológicas em Tezos sediado na França — explicará a relação entre código, economia e governança por meio de três protocolos distintos: rede, transações e consenso.

“Trataremos de como funciona o sistema de atualizações autônomas da rede, por meio de deliberações firmadas pela comunidade diretamente na blockchain”.

O tema ligado a programação em si, no entanto, somente será abordado na última aula, que ocorrerá no dia 19. Luiz Milfont e Gabriel Aleixo, então, deverão ensinar os requisitos básicos para desenvolvimento na rede.

Nessa fase do curso está previsto a abordagem sobre a arquitetura do sistema, além de uma introdução à linguagem de programação de smart contracts Michelson.

Publicidade

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular do Telegram

Tether (USDT) chega à rede TON e wallet do Telegram

Parceria entre Tether e Telegram visa expandir a atratividade da TON para um público mais amplo de usuários que não entendem de criptomoedas
Tela de celular mostra logo da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil CVM

CVM ganhou R$ 832 milhões com multas aplicadas em 2023, um aumento de 1.791%

A autarquia também registrou o maior número de casos julgados desde 2019
ilustração de centro de cidade

Tokens de pagamentos: a peça central que faltava no mercado imobiliário | Opinião

Para o autor, os tokens de pagamento emergem como verdadeiros catalisadores de uma revolução no acesso e na fluidez dos investimentos imobiliários
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca