O vice-presidente Irã, Eshaq Jahangiri, decretou na segunda-feira (06) que as empresas de mineração de criptomoedas devem se registrar junto ao Ministério da Indústria, Minas e Comércio do governo do iraniano. Quem não atender ao pedido, pode ter que entregar equipamentos de mineração às autoridades.
De acordo com o anúncio, os profissionais que atuam na atividade de mineração devem apresentar suas identidades, a dimensão dos locais usados nas operações. Os tipos de equipamentos neles instalados também devem ser descritos.
Segundo o decreto, em 30 dias o governo vai publicar uma lista com as empresas licenciadas.
Embora não se saiba quantas mineradoras clandestinas podem aparecer após a investida do governo, as autoridades do Irã acreditam que é uma oportunidade para os profissionais do setor.
No entanto, segundo o Coindesk, a ação não passa de mais uma cena de um “jogo de gato e rato”.
Isso porque, com a determinação, o governo passa a ter um controle rígido da empresas de mineração de criptomoedas. Desta forma, com o licenciamento, força o pagamento de impostos assim que o registro for feito no sistema, como estabelece a nota:
“Agir de acordo com a forma disponível neste sistema e, conforme o caso, pagar todos os salários e encargos governamentais através do portal de pagamentos on-line incorporado neste sistema”.
Conforme detalhou o Coindesk, as empresas de mineração do Irã contribuíram com quase 4% do hashrate do bitcoin em abril deste ano.
Mineração no Irã
As investidas contra as empresas de mineração no Irã não é de agora. No fim doano passado, por exemplo, autoridades iranianas ofereceram recompensa para quem denunciasse empresas do setor.
O governo via abuso no uso de energia elétrica que é subsidiada pelas estatais, pois a maior parte de eletricidade fornecida à população — até mesmo escolas e mesquitas — não são obrigadas a pagar pelo uso.
Isso aconteceu depois de evidenciado um aumento de 7% no consumo de eletricidade. Após investigação, vários mineradores foram flagrados em seus espaços de mineração.
- Leia também: Portal do Bitcoin e UOL anunciam parceria
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br