Nassim Nicholas Taleb falando em uma conferência na Rússia em 2017
Foto: Shutterstock

O escritor líbano-americano Nassim Taleb, considerado guru dos mercados financeiros, tweetou na noite de terça-feira (20) mais uma amostra de sua aversão às criptomoedas ao tachar os investidores de bitcoin de “idiotas” e de “burros de uma maneira especial”. 

“Nem todos os idiotas adotam criptomoedas, mas todas as pessoas que as adotam são idiotas, ou seja, burras de uma maneira especial: há um parafuso faltando em algum lugar (para alguns) de um cérebro que funciona de outra forma. Você pode usar as criptomoedas em um currículo como um marcador de uma futura falência”, escreveu Taleb no Twitter.

Publicidade

Taleb, contudo, não escondeu que no passado já foi defensor do bitcoin, sugerindo inclusive em um post que para se dormir bem é preciso ter um pouco de BTC guardado. Mas quando mudou de ideia, passou a intensificar as críticas, ora chamando o mercado cripto de esquema Ponzi, ora tachando o Bitcoin de “tumor”.

Sobre isso, ele comentou:

“Sim, eu tinha esperança nas criptomoedas, mas não era o que eu esperava e, conforme me aprofundei na blockchain, vi que era uma farsa para os bitolados da tecnologia. Eu nunca fui cegado pela esperança”.

Taleb sugeriu a prisão de Sam Bankman-Fried

No início do mês, Nassim Taleb comentou o colapso da corretora de criptomoedas FTX, criada pelo trader Sam Bankman-Fried (SBF). Para ele, o empresário americano deveria ser responsabilizado e preso pelas ilegalidades cometidas. Na ocasião, SBF sequer tinha sido acusado nos EUA; Nesses últimos dias, contudo, ele enfrenta um processo de extradição.

Acerca do tema, Taleb criticou SBF pelo uso ilegal dos fundos dos clientes e disse: “Ele acreditava que a estratégia era segura e que os clientes ficariam bem e ninguém saberia. SBF precisa estar atrás das grades”.

Publicidade

Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Smartphone mostra logotipo da Receita Federal; ao fundo, um leão

Prazo para entrega do Imposto de Renda termina nesta sexta; veja como declarar criptomoedas

Com mudanças neste ano na declaração de criptomoedas, o contribuinte precisa ficar atento para não perder o prazo do Imposto de Renda, que vai até o dia 31
Celular com logotipo da BInance

Binance vai suspender saques e depósitos de Ethereum para manutenção; veja data e hora

No planejamento da Binance, os serviços serão reabertos assim que a rede for considerada estável
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas