O Instagram planeja anunciar a integração de tokens não-fungíveis (NFTs) à sua plataforma já durante o início da próxima semana, de acordo com reportagem publicada no portal Coindesk neste domingo (8).
Segundo a matéria – que não cita qual seria a fonte da informação – o plano da rede social de imagens seria lançar um projeto-piloto junto a um “pequeno grupo de entusiastas dos NFTs” nos EUA.
Os planos do Instagram – que pertence à Meta, holding que também controla outros gigantes das redes sociais como o Facebook – incluiriam o suporte para tokens não-fungíveis vindo das principais blockchains do setor, como Ethereum, Solana, Polygon e Flow.
Isso permitiria logo de início a aparição na plataforma das coleções mais populares do mercado NFT, como aquelas do Bored Ape Yatch Club (BAYC).
De acordo com a matéria, o uso de NFTs no Instagram seria gratuito e também incluiria a integração com as carteiras cripto digitais mais populares, como a MetaMask.
Leia Também
Aumento dos usuários
Caso seja confirmado, o lançamento do piloto acontecerá menos de dois meses após Mark Zuckerberg ter confirmado que a Meta estava estudando integrar NFTs ao Instagram durante uma conferência em Austin, no Texas.
A expectativa é que a integração aumente rapidamente o alcançe e a adoção de NFTs junto ao público global, devido ào número maciço de usuários – cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo utilizam ativamente o Instagram.
Até esse momento, o Twitter – em processo de aquisição pelo bilionário Elon Musk – é a única rede social com integração total aos tokens não-fungíveis, embora Reddit e YouTube estejam testando algumas ferramentas ligadas a essa tecnologia.
NFTs são tokens exclusivos, usados para representar propriedade sobre itens digitais, como arte, itens de videogames ou outros ativos. O mercado NFT disparou acima de US$ 20 bilhões em 2021 e esse número pode aumentar ainda mais até o fim de 2022.