Tela de smartphone exibe logo do INSS
Foto: Shutterstock

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), abriu na sexta-feira (12) um chamamento público para autores de trabalhos científicos cujos temas são alternativas para melhoria na prestação dos serviços públicos através de tecnologias emergentes, como blockchain e inteligência artificial.

Os trabalhos selecionados, que servirão de base para o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), que vai ocorrer em novembro deste ano em Brasília (DF), serão avaliados por uma Comissão Científica que vai avaliar, por exemplo, propostas de digitalização dos serviços públicos e a automação dos processos e soluções  de melhoria da eficiência da administração pública.

Publicidade

De acordo com o ofício, o público alvo é toda a comunidade profissional e acadêmica da área jurídica, a de gestão, administração pública, ciências contábeis, tecnologia da informação, atuarial, desenvolvimento e inovação, políticas públicas bem como a comunidade científica em geral.

Usos da tecnologia blockchain

Conforme descreve o documento, a tecnologia blockchain entra em um grupo de soluções que a organização acredita que pode trazer mais eficiência e segurança na compliance da administração pública, governança digital e automação de processos, bem como interoperabilidade entre entes públicos e privados.

Os autores já podem enviar seus trabalhos desde o dia 12 de agosto e o prazo de envio se encerra no dia 30 de setembro. A avaliação dos resumos pela Comissão Científica vai ocorrer entre os dias 01/09/2022 a 07/10/22 e os autores serão avisados sobre o resultado até o dia 10/10/2022. “Os participantes receberão por e-mail o resultado da avaliação: aprovado, reprovado ou desclassificado”, diz o edital.

Segundo o edital, esta primeira edição do Congeps, que faz parte do início das comemorações dos cem anos da Previdência Social a ser celebrado em 24/01/2023, objetiva fomentar discussões e trocas de experiências voltadas para o desenvolvimento de alternativas inovadoras para a melhoria da prestação de serviços.

Publicidade

Congeps é uma iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal responsável por promover o reconhecimento de direito fundamental ao recebimento de benefícios, do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento será gratuito híbrido — participação presencial ou virtual — e acontece entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), que fica na St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 3— Brasília, DF. Clique aqui para ler as regras do Edital.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

Jogo de Telegram ‘Hamster Kombat’ ultrapassa 150 milhões de usuários

Crescimento explosivo representa um aumento de 50% em uma semana; Toncoin atinge recorde histórico
Fotos dos equipementos de mineração de criptomoedas operados com furto de eletricidade em Canela, RS

Polícia Civil do RS fecha fazenda de mineração de criptomoedas que lucrava R$ 400 mil por mês

Além de crime de furto de energia, casal preso responderá por porte ilegal de arma e lavagem de dinheiro
Fios de transmissão cortados

Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu?

A interrupção na produção de blocos na sexta-feira causou também uma queda de 16% no preço do token STX; aqui está o porquê