Imagem da matéria: Influencer acusado de golpes com criptomoedas é confrontado por investidor em shopping; Veja vídeo
Newman Perez, influenciador cripto confrontado em shopping (Imagem: Reprodução/TikTok)

O que acontece quando você junta um projeto duvidoso de criptomoedas, um investidor roubado e um influencer rico curtindo seus lucros com o esquema? Uma briga em um shopping center de luxo, é claro.

O proeminente influenciador cripto venezuelano Newman Perez foi confrontado no início deste mês em um shopping na Colômbia por um homem que o acusou de roubar seus fundos. O confronto, capturado em vídeo e publicado no TikTok e Twitter, viralizou.

Publicidade

“Você não roubou de mim? Como você chama isso? Um golpe”, disse o homem, que então se dirigiu à multidão para compartilhar suas opiniões sobre Perez. “Apresento a vocês o golpista número um da Colômbia.”

Perez é na verdade venezuelano, embora atualmente viva na Colômbia – justamente porque é procurado na Venezuela sob a acusação de “fraude agravada contínua, ameaças contra um funcionário público, alteração de bens violência privada”, segundo a site local Caraota Digital.

O influenciador, que tem mais de 668 mil seguidores no Instagram, lançou vários negócios no passado. Uma de suas iniciativas mais antigas e conhecidas é o site Apreciodepana.com, que, segundo Perez, teve o apoio do Google Ventures. O Decrypt não conseguiu verificar esta alegação e os representantes do Google Ventures não responderam aos pedidos de comentários.

Os outros negócios de Perez incluem MacStore Venezuela, DivisasToGo e vários cursos de treinamento comercial e financeiro. Entre seus empreendimentos mais questionáveis estava o aluguel ilegal de contas Zelle, que levou ao banimento de sua conta no Twitter.

Publicidade

Dias após o upload do vídeo viral, Perez disse em sua conta no Instagram que era tudo um “experimento social” – talvez como uma forma de salvar a cara – e então redirecionou seus seguidores para um release publicado na Forbes, promovendo seu mais recente projeto cripto, BNB Beats.

Controvérsia do BNB Beats

O BNB Beats, um aplicativo cripto na BNB Chain, afirma que gera retornos diários de 1% e 3% sobre qualquer valor investido por seus usuários. Seu white paper não explica o que ele faz, mas diz que se concentra em “aumentar a qualidade de vida das pessoas” por meio de educação, confiança e inovação.

Recentemente, o DappBay — um hub de aplicativos criado pela Binance em julho de 2022 — emitiu um aviso de alerta vermelho no BNB Beats de Perez. Isso significa essencialmente que o projeto foi sinalizado como uma farsa. 

“O contrato é executado de forma diferente do que os donos do projeto anunciaram, e essa desigualdade (entre o que foi anunciado e o que foi realmente executado) levará a resultados inesperados”, disse o DappBay.

Publicidade

Perez criticou a auditoria do DappBay e instruiu seus seguidores a ler uma auditoria do HazeCrypto, um concorrente do DappBay. “Você quer ver uma auditoria real??? Bem, olhe para o HazeCrypto”, disse ele em seu grupo no Telegram.

A auditoria da HazeCrypto diz que o contrato inteligente BNB Beats não tem vulnerabilidades. No entanto, adverte que os fundos depositados não podem ser retirados e que os dividendos são pagos a partir dos depósitos de novos usuários — a definição clássica de uma pirâmide financeira.

No momento, apenas o BNB Beats V3 tem 3.673 usuários e pouco mais de 544 BNB (cerca de US$ 164 mil) em valor total bloqueado, de acordo com as métricas do HazeCrypto — sem contar seus outros projetos. O whitepaper do BNB Beats estima um retorno sobre o investimento de 333.233% entre janeiro de 2023 e abril de 2025.

  * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

ABCripto lança campanha de arrecadação de criptomoedas em apoio a vítimas de enchentes no RS

Ação conjunta da ABcripto e associados visa levantar fundos e doações para desabrigados das inundações
Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo

Criador da FTX vai mudar de presídio nos Estados Unidos

Transferência de presídio pode durar até um mês nos EUA, com o detento sendo levado para várias penitenciárias até chegar ao destino final
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Hong Kong bane Worldcoin por coleta de dados “desnecessária e excessiva”

A Worldcoin chegou a escanear o rosto e a íris de 8.302 indivíduos durante sua operação em Hong Kong, segundo autoridades