Imagem da matéria: Índia ganha prédio construído por impressora 3D; veja vídeo
Reprodução / Twitter do governo indiano

Os tijolos são uma tecnologia do passado agora. A Índia está celebrando a abertura de um pequeno prédio – que sedia uma agência de correios – inteiramente impresso em 3D. Localizada em Bengaluru – a capital e maior cidade do estado de Karnataka, no sul da Índia – a estrutura arrojada foi possível graças a uma colaboração entre o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) de Madras e o conglomerado multinacional de engenharia Larsen & Toubro.

A agência dos correios foi concluída em apenas 43 dias – dois dias antes do previsto – e está sendo anunciada como uma vitrine da eficiência e do potencial da tecnologia de impressão 3D.

Publicidade

O Ministro dos Caminhos de Ferro, Comunicações, Eletrónica e Tecnologia da Informação da Índia, Ashwini Vaishnaw, elogiou o projeto, dizendo que tal realização reflete a filosofia de uma Índia autossuficiente.

O conceito é frequentemente citado pelo governo como representativo dos seus planos para conduzir a nação a uma economia mais desenvolvida e poderosa.

Para construir os correios, uma impressora 3D robótica colocou metodicamente camadas de concreto especializado, resultando em uma estrutura coesa sem juntas verticais. Este processo também permite construir estruturas curvas sem as limitações das tradicionais paredes planas, que necessitam de reforços estruturais para evitar o colapso.

Esta conquista ligada à Terra segue-se a outro marco recente: o país tornou-se nesta semana a primeira nação a pousar no pólo sul da Lua.

Publicidade

George Abraham, Chefe de Operações da Larson & Toubro, destacou que a eficiência do projeto se deveu à intervenção robótica e aos designs pré-embutidos.

“O cronograma de construção foi reduzido dos habituais 6 a 8 meses para 43 dias, e o custo foi de [cerca de US$ 27.840], marcando uma redução de 30 a 40% nas despesas em comparação com a construção convencional”, afirmou Abraham.

Liberando o potencial da impressão 3D

A impressão 3D continua bastante popular entre os entusiastas da tecnologia, mas seus casos de uso vão muito além da impressão de brinquedos, estojos e suportes.

Tem potencial para transformar vários setores, desde a construção e a indústria transformadora até aos cuidados de saúde e à educação. Para os primeiros, a tecnologia de impressão 3D já foi utilizada para construir edifícios escolares e igrejas em outros países.

Publicidade

O projeto para os correios indianos destacam novamente o potencial desta tecnologia para revolucionar a indústria da construção, reduzir custos e acelerar prazos. Os parceiros do projeto esperam agora replicar esta tecnologia em 400 locais diferentes, potencialmente desencadeando o crescimento de soluções habitacionais de baixo custo.

À medida que o mundo continua a enfrentar a escassez de habitação, as preocupações ambientais e a necessidade de desenvolvimento sustentável, a tecnologia de impressão 3D oferece uma solução viável. Permite a criação de estruturas complexas com o mínimo de desperdício, reduz a necessidade de trabalho manual e permite customização e inovação no design.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

LIFT Lab do BC retorna com edição focada em blockchain, tokenização e cripto

Desde 2018, projetos que chegaram na fase de aceleração do LIFT Lab receberam R$ 400 milhões da iniciativa privada para serem desenvolvidos
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin recua 2,2% apesar da queda da inflação nos EUA

Embora os dados macroeconômicos atuais sejam positivos, o Bitcoin ainda busca estabilidade em meio às preocupações pontuais dos investidores
Imagem da matéria: Guilherme Haddad Nazar se torna vice-presidente da Binance na América Latina

Guilherme Haddad Nazar se torna vice-presidente da Binance na América Latina

Com mudança, Guilherme Nazar, sobrinho do ministro Fernando Haddad, passa a acumular a função de diretor geral da Binance no Brasil
Imagem da matéria: Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Mais de uma década depois de perder 850.000 bitcoins, os credores da Mt. Gox poderão ser pagos já na próxima semana, de acordo com a Kraken