Imagem da matéria: "Imagine o aroma": ação da Binance com perfume gera piadas e acusações de sexismo
(Imagem: Divulgação)

Uma campanha publicitária da Binance voltada para o público feminino, centrada no Dia Internacional da Mulher, parece ter saiu pela culatra, com muitos na comunidade de criptomoedas zombando da ação, e outros a ridicularizando como desajeitada e até mesmo sexista.

A campanha, lançada na quarta-feira (6), é centrada em um perfume criado pela equipe de marketing da exchange chamado “CRYPTO”, ou “Eau de Binance”. O perfume foi criado como um meio de trazer mais mulheres para o reino dos ativos digitais, historicamente dominado por homens, de acordo com uma declaração da empresa compartilhada com o Decrypt.

Publicidade

No vídeo compartilhado nas redes sociais ontem, os funcionários da Binance ofereceram amostras do perfume para mulheres em um shopping ao ar livre, a fim de atraí-las para uma conversa mais ampla sobre criptoativos e seu potencial apetite para investir em ativos digitais.

As mulheres entrevistadas no vídeo explicaram sua hesitação em comprar criptomoedas com declarações como: “As mulheres são mais cautelosas” e “Estou curiosa, mas também tenho medo”.

Então, os funcionários da Binance informaram aos clientes do shopping que as primeiras 5 mil mulheres que concluíssem um curso para iniciantes em criptomoedas na Binance Academy receberiam um voucher no valor de US$ 25 em USDT.

A reação ao vídeo no X foi rápida e quase universal.

“Os homens começariam a investir em cripto se ganhassem um martelo para brincar? Bem, adivinhe, é o mesmo para as mulheres”, escreveu Barbara Mahe, cofundadora da NFT Factory de Paris. “Que vergonha, Binance, por fingir que se preocupa com a igualdade de gênero ao criar um anúncio que é tão absurdamente sexista”.

Publicidade

Outros, fazendo referência à gíria comum da Internet popularizada no 4Chan, postaram “Imagine the smell” (imagine o cheiro) para evocar o aroma de um perfume criado para capturar a essência — provavelmente bastante pungente — do trading de criptomoedas.

Outros também acharam que o anúncio parecia estar lamentavelmente fora de contato com a psicologia feminina.

“Nós, mulheres, somos criaturas tão misteriosas”, brincou Nixo.eth, diretora executiva da ETHStaker, em resposta à campanha “Eau de Binance”. “E se pegássemos bolsas Gucci cor-de-rosa como isca, prendêssemos as mulheres [com] grandes redes e depois contássemos a elas sobre a arbitragem CEX-DEX?”, ironizou.

Em seguida, ela propôs sarcasticamente que a Binance considerasse a possibilidade de estampar absorventes internos com o logotipo da empresa em sua próxima iniciativa de inclusão.

Outros, como a sócia geral da Andreessen Horowitz, Arianna Simpson, simplesmente ridicularizaram o anúncio, considerando-o “idiota”.

Muitos comentários no X sugeriram que a campanha “Eau de Binance” indicava um problema mais amplo na cultura da empresa e que uma contribuição mais significativa para a igualdade de gênero poderia começar com a contratação de mais mulheres internamente na exchange. 

Publicidade

Rachel Conlan, Diretora de Marketing da Binance, defendeu os motivos da campanha e rejeitou os argumentos de que o foco no perfume se referia a qualquer estereótipo relacionado a gênero.

“Nossa intenção com a campanha era fazer uma proeza para estimular o diálogo sobre a diferença de gênero no setor cripto e incentivar mais mulheres a explorar esse espaço”, disse Conlan ao Decrypt. “E fizemos isso não por usar um perfume como marketing, que é universal e usado por todos os gêneros, mas sendo deliberadamente ousados e irreverentes em nossa abordagem para enviar uma mensagem.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin

Bitcoin volta a subir e bate novo recorde de US$ 94 mil

O preço do Bitcoin já registra um aumento de US$ 20.000 desde o dia da eleição nos EUA
bitcoin subindo gráfico verde positivo

Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 82 mil e capitalização do mercado encosta em US$ 3 tri; rali veio para ficar?

Bitcoin já subiu quase 20% em uma semana, enquanto o Ethereum saltou 30% no período, com analistas otimistas que o mercado deve seguir com ganhos
Imagem da matéria: As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

Após introduzir criptomoedas na Overstock em 2014, o diretor Jonathan Johnson afirmou ser “loucura” que varejistas não aceitem Bitcoin como forma de pagamento
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal lança consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

O novo modelo de declaração da Receita se chamará DeCripto e substituirá as regras atuais da IN 1.888