Imagem da matéria: HSBC irá oferecer custódia de ativos tokenizados em parceria com subsidiária da Ripple
Foto: Shutterstock

O HSBC, um dos maiores bancos do mundo, anunciou planos para oferecer um serviço de custódia para ativos digitais e títulos tokenizados, em parceria com a empresa suíça de custódia e negociação institucional Metaco, que é propriedade da Ripple, emissora da criptomoeda XRP.

Segundo comunicado do banco, seu mais recente projeto envolvendo blockchain está previsto para começar a funcionar em 2024 e será focado em clientes institucionais.

Publicidade

“Estamos vendo uma demanda crescente por custódia e administração de fundos de ativos digitais por parte de gestores e proprietários de ativos, à medida que este mercado continua a evoluir”, disse o diretor digital, de dados e inovação do HSBC, Zhu Kuang Lee. “Através de parcerias importantes, o HSBC está fornecendo infraestrutura de custódia de próxima geração que será escalável e segura”.

Este novo serviço irá usar a solução Harmonize da Metaco e funcionará como uma extensão da plataforma de emissão de ativos digitais do HSBC, chamada de Orion.

“Estou entusiasmado com o próximo lançamento de nosso novo serviço de custódia para ativos digitais, que complementará o HSBC Orion, nossa plataforma para emissão de ativos digitais, bem como com nosso recente lançamento de ouro físico tokenizado”, explicou o Chefe Global de Estratégia de Ativos Digitais do banco, John O’Neill.

O HSBC ressaltou ainda que seus planos de custódia, por enquanto, envolvem “títulos tokenizados emitidos em plataformas de terceiros, por exemplo, títulos tokenizados compatíveis com blockchain privadas e/ou públicas ou produtos estruturados tokenizados (não para custódia de criptomoedas ou stablecoins)”.

Publicidade

Em mensagem enviada ao site CNBC, o CEO da Metaco, Adrien Treccani, disse que “as instituições financeiras estão prontas para escalar os pilotos de ativos digitais para casos de uso reais em torno de custódia, emissão, negociação e liquidação de ativos tokenizados e, ao fazê-lo, desbloquear benefícios econômicos e novos fluxos de receitas”.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu "tudo" em cripto

Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu “tudo” em cripto

Líder do sistema bancário europeu, Christine Lagarde já afirmou que todos os ativos cripto “não valem nada” e são “baseados em nada”
Richard Teng, executivo da Binance, ao lado de Janet Yellen, secretária dos EUA

Quem é Richard Teng, o novo CEO da Binance que vai substituir CZ

Richard Teng afirmou que se concentrará em garantir que os usuários da Binance possam seguir confiantes na solidez financeira da empresa
Imagem da matéria: Investidor que colocou milhões na Blast diz que "passou dos limites"; projeto já travou meio bilhão de dólares

Investidor que colocou milhões na Blast diz que “passou dos limites”; projeto já travou meio bilhão de dólares

“Nós da Paradigm achamos que o anúncio desta semana ultrapassou limites tanto na mensagem quanto na execução”, disse executivo
Viatura da Polícia Federal do Brasil - foto divulgação PF

PF faz operação contra pirâmide financeira que gerou prejuízo de R$ 38 milhões em Cascavel

Pirâmide Financeira captava recursos para investir no mercado financeiro e chegou a emitir documentos falsos como notas de corretagem e declaração de rendimentos