Imagem da matéria: Hong Kong propõe exigência de licenças para emissores de stablecoins
Foto: Shutterstock

O governo de Hong Kong propôs realizar uma consulta popular, buscando a opinião pública sobre a necessidade de impor a exigência de obtenção de licença na cidade para os emissores de stablecoins. Essa iniciativa faz parte de um abrangente projeto legislativo destinado à supervisão e regulamentação da indústria de criptomoedas.

Num documento publicado nesta quarta-feira (27) em conjunto pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, como é chamado o Banco Central da cidade) e pelo Departamento de Serviços Financeiros e do Tesouro, as autoridades disseram que um emissor seria obrigado a obter uma licença da HKMA “se emitir uma stablecoin que faz referência ao valor de uma ou mais moedas fiduciárias em Hong Kong”.

Publicidade

A proposta diz que o emissor licenciado deve estar presente localmente na região e precisa implementar um mecanismo de paridade e estabilidade da moeda que seja eficaz, como por exemplo com “a manutenção de um pool de ativos de reserva de alta qualidade e altamente líquidos com um acordo de custódia adequado”, disse a HKMA.

“Apenas stablecoins emitidas por emissores licenciados poderiam ser oferecidas a investidores de varejo”, acrescentou o regulador.

O texto da proposta ainda sugere que as autoridades deveriam receber “poderes necessários” para “ajustar os parâmetros das stablecoins e atividades dentro do escopo”.

Ou seja, a ideia é que em caso de inadimplência ou falha de um emissor de stablecoin, como seu impacto financeiro na economia local poderia ser alto, “propõe-se que a HKMA tenha poderes para intervir nas operações de um licenciado quando as circunstâncias assim o justificarem”, segundo o documento.

Além disso, o BC de Hong Kong afirmou que planeja lançar um “sandbox” para aqueles interessados em emitir stablecoins na cidade, com detalhes que serão anunciados em breve. A atual consulta das propostas ficará disponível até 29 de fevereiro de 2024.

VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Binance recupera R$ 430 milhões em disputa de dois anos com Capitual

O dinheiro foi resgatado em etapas após o STJ rejeitar um recurso da fintech no final de junho
Imagem da matéria: Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

PL aprovado na Câmara define diversas regras para empresas de criptomoedas; texto avança para Senado
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Youtuber rastreia carteira da Beefund para achar criador: “Ele é brasileiro”

Após análise das transferências entre endereços na blockchain, youtuber aponta qual é a carteira do dono da BeeFund
Imagem da matéria: Diretor da OKX critica ambiente regulatório no Brasil e executivos da Ripple, Revolut e Crypto.com discordam

Diretor da OKX critica ambiente regulatório no Brasil e executivos da Ripple, Revolut e Crypto.com discordam

“O Brasil continua com um gigante adormecido, principalmente em termos de regulação”, disse diretor da OKX