Imagem da matéria: Hong Kong propõe exigência de licenças para emissores de stablecoins
Foto: Shutterstock

O governo de Hong Kong propôs realizar uma consulta popular, buscando a opinião pública sobre a necessidade de impor a exigência de obtenção de licença na cidade para os emissores de stablecoins. Essa iniciativa faz parte de um abrangente projeto legislativo destinado à supervisão e regulamentação da indústria de criptomoedas.

Num documento publicado nesta quarta-feira (27) em conjunto pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, como é chamado o Banco Central da cidade) e pelo Departamento de Serviços Financeiros e do Tesouro, as autoridades disseram que um emissor seria obrigado a obter uma licença da HKMA “se emitir uma stablecoin que faz referência ao valor de uma ou mais moedas fiduciárias em Hong Kong”.

Publicidade

A proposta diz que o emissor licenciado deve estar presente localmente na região e precisa implementar um mecanismo de paridade e estabilidade da moeda que seja eficaz, como por exemplo com “a manutenção de um pool de ativos de reserva de alta qualidade e altamente líquidos com um acordo de custódia adequado”, disse a HKMA.

“Apenas stablecoins emitidas por emissores licenciados poderiam ser oferecidas a investidores de varejo”, acrescentou o regulador.

O texto da proposta ainda sugere que as autoridades deveriam receber “poderes necessários” para “ajustar os parâmetros das stablecoins e atividades dentro do escopo”.

Ou seja, a ideia é que em caso de inadimplência ou falha de um emissor de stablecoin, como seu impacto financeiro na economia local poderia ser alto, “propõe-se que a HKMA tenha poderes para intervir nas operações de um licenciado quando as circunstâncias assim o justificarem”, segundo o documento.

Além disso, o BC de Hong Kong afirmou que planeja lançar um “sandbox” para aqueles interessados em emitir stablecoins na cidade, com detalhes que serão anunciados em breve. A atual consulta das propostas ficará disponível até 29 de fevereiro de 2024.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Tokenização de ativos enfrenta área cinzenta na declaração de Imposto de Renda |Opinião

Para o autor, a declaração de tokens que representam recebíveis, e outros ativos do mundo real, devem mudar nos próximos anos
Imagem da matéria: Investidores de Solana perdem R$ 2,3 milhões após bot de Telegram ser invadido

Investidores de Solana perdem R$ 2,3 milhões após bot de Telegram ser invadido

O Solareum está encerrando suas atividades depois de sofrer uma aparente invasão que drenou carteiras de 300 usuários
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Degen Chain: a rede de camada 3 que está chamando atenção com a febre das memecoins

Novidade no mercado, a Degen foi construída na Base, uma rede de camada 2 do Ethereum, e já tem tido uma forte alta no número de transações