Imagem da matéria: Hong Kong propõe exigência de licenças para emissores de stablecoins
Foto: Shutterstock

O governo de Hong Kong propôs realizar uma consulta popular, buscando a opinião pública sobre a necessidade de impor a exigência de obtenção de licença na cidade para os emissores de stablecoins. Essa iniciativa faz parte de um abrangente projeto legislativo destinado à supervisão e regulamentação da indústria de criptomoedas.

Num documento publicado nesta quarta-feira (27) em conjunto pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, como é chamado o Banco Central da cidade) e pelo Departamento de Serviços Financeiros e do Tesouro, as autoridades disseram que um emissor seria obrigado a obter uma licença da HKMA “se emitir uma stablecoin que faz referência ao valor de uma ou mais moedas fiduciárias em Hong Kong”.

Publicidade

A proposta diz que o emissor licenciado deve estar presente localmente na região e precisa implementar um mecanismo de paridade e estabilidade da moeda que seja eficaz, como por exemplo com “a manutenção de um pool de ativos de reserva de alta qualidade e altamente líquidos com um acordo de custódia adequado”, disse a HKMA.

“Apenas stablecoins emitidas por emissores licenciados poderiam ser oferecidas a investidores de varejo”, acrescentou o regulador.

O texto da proposta ainda sugere que as autoridades deveriam receber “poderes necessários” para “ajustar os parâmetros das stablecoins e atividades dentro do escopo”.

Ou seja, a ideia é que em caso de inadimplência ou falha de um emissor de stablecoin, como seu impacto financeiro na economia local poderia ser alto, “propõe-se que a HKMA tenha poderes para intervir nas operações de um licenciado quando as circunstâncias assim o justificarem”, segundo o documento.

Além disso, o BC de Hong Kong afirmou que planeja lançar um “sandbox” para aqueles interessados em emitir stablecoins na cidade, com detalhes que serão anunciados em breve. A atual consulta das propostas ficará disponível até 29 de fevereiro de 2024.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

A iniciativa reuniu startups com o objetivo de desenvolver soluções que aprimorassem a experiência do cliente no universo DeFi
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%
donald trump

Bitcoin sobe e memecoins chegam a saltar 70% após ataque contra Trump

Memecoins inspiradas em Trump saltaram após um ataque contra ele, e o Bitcoin subiu – e os apostadores do mercado de previsão acham que isso ajudou sua campanha
Amy Webb,

IA e biotecnologia: Amy Webb fala sobre o lugar do Brasil no superciclo econômico global

Durante o Febraban Tech, Amy Webb falou que o mundo está passando por um superciclo econômico e que o Brasil precisa deixar de ser o eterno país do futuro