Imagem da matéria: Hiperinflação faz argentinos venderem moedas antigas por até nove vezes mais que o valor nominal; entenda
Pesos argentinos (Imagem: Shutterstock)

Com a hiperinflação recorde de 109% que abate a Argentina e a consequente perda de valor do peso, os argentinos estão descobrindo uma nova – e inusitada – forma de ganhar dinheiro.

Os metais que foram usados na fabricação de moedas antigas já valem mais do que o próprio valor nominal destas moedas e passaram a ser negociados em um mercado paralelo. Dessa forma, já é possível conseguir vender por $18 pesos por uma moeda de $2 pesos.

Publicidade

A lógica dessa operação vem, de uma lado, do fato da hiperinflação do peso argentino ter atingido 109% em abril no acumulado dos últimos 12 meses, superando máximas históricas de 32 anos atrás.

Além disso, o preço de metais preciosos subiu muito nos últimos anos em relação ao dólar e outras moedas, com a crise econômica mundial pós-pandemia da covid-19 e a intensificação de conflitos entre Rússia com Ucrânia e China com Taiwan, elevando a demanda por metais como o níquel e o cobre, que são utilizados para a cunhagem de moedas.

No caso do peso argentino, as moedas recém cunhadas pelo Banco Central Argentino já são atualmente feitas de aço, um material mais barato que o cobre e o níquel que eram utilizados na cunhagem antes de 2018.

No entanto, as moedas pré-2018 ainda possuem os metais que, se fundidos, valem mais do que o valor nominal destas moedas. Um exemplo é a pequena moeda de valor nominal de $2 pesos. Um vídeo publicado pela página Radar, no Twitter, mostra um argentino separando o metal e explicando que ele pode valer cerca de $12 pesos.

Publicidade
https://twitter.com/RadarHits/status/1659545956289748993

Segundo uma nota da comunidade enviada em resposta ao vídeo acima, uma moeda de $2 pesos é composta por 1,2 gramas de níquel e 5,5g de cobre.

A tonelada do níquel estava cotada em US$ 23.894,56 em abril de 2023 e a do cobre em US$ 8.856,31 em março de 2023. Os dados são do site Statista.

Desta forma, após conversão do dólar norte-americano para o peso argentino, considerando a cotação de hoje (22 de maio), uma moeda de $2 pesos vale cerca de $6,72 pesos em níquel e $11,25 pesos em cobre. Somando ambos os valores, chega-se a cerca de $18 pesos.

A imprensa local já reporta desde 2022 a existência de anúncios de compra e venda de moedas por um preço acima de seu valor nominal.

VOCÊ PODE GOSTAR
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

Senado aprova Galípolo para assumir presidência do Banco Central em 2025

Até o fim do ano, haverá um processo de transição de comando na instituição entre Gabriel Galípolo e o atual presidente Roberto Campos Neto