Hashdex entra no último estágio para lançar ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum nos EUA

A gestora brasileira protocolou ontem o formulário S-1, que é o último estágio na SEC para que um produto possa ser negociado na bolsa de valores
moedas ouradas de bitcoin e ethereum

Shutterstock

A Hashdex, gestora de fundos de investimentos com sede no Brasil, protocolou na quarta-feira (24) na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) o pedido de aprovação de produto financeiro na modalidade S-1 para seu ETF híbrido de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), denominado Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF.

O formulaŕio S-1 é o último estágio na SEC para que um produto possa ser negociado na bolsa de valores americana; antes dele, vem o formulário 19b-4, que é o pedido de criação do produto financeiro. O novo ETF, apresentado à SEC no dia 17 de junho deste ano, é composto exclusivamente de BTC e ETH à vista.

Publicidade

O fundo, que tem a Nasdaq como parceira e pode se tornar o primeiro ETF de criptomoedas baseado em índice nos Estados Unidos — baseado na metodologia do Nasdaq Crypto Index US —, também poderia posteriormente deter mais ativos, dependendo do cenário regulatório.

“Se qualquer criptoativo diferente de Bitcoin e Ether se tornar elegível para inclusão no Índice, o Patrocinador fará a transição para uma estratégia de replicação de amostra, com apenas bitcoin e ether nas mesmas proporções determinadas pelo Índice”, diz um trecho do pedido da Hashdex.

“No caso do fundo buscar mudar isso e retornar a uma estratégia de replicação completa, um pedido sob a Regra 19b-4 precisaria ser solicitado pela exchange à SEC, buscando aprovação para alterar suas regras de listagem para permitir que o fundo mantenha os novos constituintes do índice”, acrescenta o documento.

Se aprovado o Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF, o produto terá como custodiantes a Coinbase Custody Trust Company, LLC e a BitGo Trust Company, Inc.

Publicidade

O pedido da Hashdex ocorre dois dias após os ETFs de Ethereum à vista de grandes gestoras como BlackRock e Fidelity, começarem a ser negociados nos EUA. A Hashdex decidiu não prosseguir com sua proposta para um ETF nessa modalidade. Em março, por outro lado, o ETF de Bitcoin à vista da Hashdex foi lançado nos EUA.